Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, foi morto a tiros em uma das entradas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. O crime aconteceu por volta 16h10 desta sexta-feira (8).
O corretor de imóveis seria ligado à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), e estaria jurado de morte. Gritzbach havia feito um acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo (SP), sobre um processo que investiga o PCC por agenciar jogadores do Corinthians e de outros clubes da elite do futebol brasileiro.
Segundo o colunista Josmar Jozino, do UOL, Gritzbach também é apontado como o mandante do assassinato de Anselmo Bechelli Santa Fausta, conhecido como “Cara Preta”, um influente integrante do PCC, envolvido com tráfico internacional de drogas e outros crimes. O motorista dele, Antônio Corona Neto, chamado de “Sem Sangue”, também morreu no ataque. Os dois foram assassinados a tiros ao meio-dia do dia 27 de dezembro de 2021.
“Cara Preta” era suspeito de ser um influente membro do PCC
As investigações do Ministério Público de São Paulo revelaram que Gritzbach trabalhava com venda de imóveis e operações de bitcoins. Após conhecer “Cara Preta”, ele começou a fazer investimentos para o criminoso. O membro do PCC também chegou a comprar do corretor uma cobertura no valor de R$ 15 milhões no Tatuapé, bairro onde foi morto.
No entanto, “Cara Preta” teria descoberto que o corretor estava roubando parte do valor que deveria ser investido. O integrante do PCC começou a cobrá-lo e a exigir a prestação de contas das operações, além da devolução do dinheiro.
Para não devolver o dinheiro e revelar o esquema, Gritzbach decidiu matar “Cara Preta”. Ele então entrou em contato com Noé, um matador de aluguel. Após o crime, Noé foi condenado pelo “tribunal do crime” e morto em represália à morte de “Cara Preta e Sem Sangue”. À Justiça, Gritzbach negava qualquer participação na morte dos criminosos.
Corretor de imóveis foi morto a tiros no Aeroporto de Guarulhos (SP)
O empresário
O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou a prestar socorro à Gritzbach, mas ele não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas também foram atingidas. Ainda não há informações sobre o estado saúde das outras vítimas.