Ouvindo...

Artista brasileiro denuncia racismo de hotel na Holanda: ‘Não aceitamos negros’

Wallace Pato compartilhou a mensagem informando o motivo do cancelamento da reserva; hotel alega que foi alvo de ‘phishing’, um ataque hacker

Mensagem do hotel recebida pelo artista

Um artista plástico brasileiro denunciou ter recebido uma mensagem racista de um hotel de Amsterdã, na Holanda. Wallace Pato e o amigo Gustavo Speridião solicitaram a reserva de hospedagem, mas foram surpreendidos com o motivo do cancelamento.

Nas redes sociais, o artista compartilhou a mensagem recebida no dia 17 de outubro pelo hotel Plantage e a plataforma Booking.com. ‘Olá, sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel’, dizia a mensagem, escrita em inglês.

A denúncia mobilizou milhares de pessoas, que repudiaram o ato de racismo.

Nos stories, Wallace desabafou: ‘Eu só quero viver em paz, ser tratado de igual para igual. Se possível, também amado’.

Leia também

Após a repercussão, o hotel holandês se posicionou e negou a autoria da mensagem. O hotel alega que foi vítima de ‘phishing’, um ataque hacker. Confira a nota abaixo:

‘Caros convidados e seguidores,
Chegou ao nosso conhecimento que mensagens de phishing estão circulando pela plataforma Booking.com, alegando falsamente serem do Hotel Plantage. Estas mensagens contêm conteúdo profundamente ofensivo e discriminatório. Queremos deixar absolutamente claro que estas mensagens não vêm de nós.
No Hotel Plantage, defendemos a inclusão e o respeito por todos. Estamos levando esse assunto muito a sério e trabalhando em estreita colaboração com a Booking.com para investigar e prevenir quaisquer incidentes futuros.
Tenha certeza de que sua reserva não foi cancelada e nunca enviaremos mensagens discriminatórias ou inadequadas.
Se você recebeu alguma comunicação suspeita, pedimos que não clique em nenhum link e entre em contato conosco imediatamente.
Pedimos sinceras desculpas por qualquer angústia ou confusão que isso possa ter causado e agradecemos sua compreensão e confiança contínua’

Em nota enviada à Itatiaia, o site Booking afirmou que está investigando o caso.

‘A Booking.com não tolera nenhum tipo de discriminação. Estamos investigando o caso em questão junto à acomodação para garantir que todas as providências sejam tomadas’, disse em nota.

*Sob supervisão de Enzo Menezes


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde