Durante a derrota do Real Madrid por 4 a 1 para o Barcelona, ocorrida no último sábado (26), a torcida merengue proferiu insultos racistas direcionados aos jogadores do adversário.
Lamine Yamal foi o principal alvo dos ataques racistas. O jovem de 17 anos marcou o terceiro gol do Barcelona durante a goleada. Raphinha e Ansu Fati também foram alvos.
Vinícius Jr se manifestou sobre o acontecido
Frequentemente alvo de racismo, o Vinícius Jr usou sua conta no Twitter para comentar o caso e afirmou que não há espaço para tais criminosos na sociedade.
“É lamentável o que aconteceu ontem no Bernabéu, com os insultos racistas. Não há espaço para esses criminosos em nossa sociedade. Todo meu apoio a Lamine, Ansu e Raphinha. Confio que Madrid e a polícia tomarão providências para identificar e punir os culpados!”
Vinícius Júnior se transformou no principal jogador da atualidade no combate ao racismo depois de sofrer vários insultos na Espanha.
Lamentable lo que ha pasado ayer en Bernabéu con insultos racistas. No hay espacio para estos criminosos en nuestra sociedad. Todo mi apoyo a Lamine, Ansu y Raphinha. Lo sé que Madrid y la policia van hacer las cosas para identificar y punir los culpables!! https://t.co/pG2FXsMjDn
— Vini Jr. (@vinijr) October 27, 2024
Após o confronto, o Real Madrid emitiu uma nota de repúdio em seu site oficial.
“O Real Madrid condena com veemência qualquer forma de racismo, xenofobia ou violência no futebol e em qualquer esporte, e expressa sua profunda indignação em relação aos insultos feitos por alguns torcedores na noite de sábado, em um dos pontos do estádio.
O clube instaurou uma investigação com o objetivo de localizar e identificar os responsáveis por esses deploráveis e inaceitáveis insultos, para que sejam tomadas as medidas disciplinares e judiciais apropriadas.”
Comunicado Oficial.#RealMadrid
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) October 27, 2024
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte