Com virada, gols nos acréscimos e decisão por pênaltis,
A partida teve contornos dramáticos. Lorran abriu o placar para o Flamengo ainda aos 10 minutos do primeiro tempo. Os catalães, melhores após o intervalo, viraram com Virgili e Cortés, aos 35 e aos 49 da etapa final. Aos 51, Iago marcou e levou a decisão aos pênaltis.
Nos pênaltis, brilhou a estrela de Léo Nannetti, que já havia sido decisivo durante os 90 minutos. O goleiro do Flamengo defendeu as cobranças de Juan Hernández e Parriego. Matheus Gonçalves foi o único a perder pelo Rubro-Negro.
Campeões da Copa Intercontinental Sub-20:
- 2022: Benfica-POR venceu o Peñarol-URU, em Montevidéu
- 2023: Boca Juniors-ARG venceu AZ Alkmaar-HOL, em Buenos Aires
- 2024: Flamengo venceu o Olympiacos-GRE, no Rio de Janeiro
- 2025: Flamengo venceu o Barcelona-ESP, no Rio de Janeiro
Ao todo, 13 jogadores participaram das conquistas da Libertadores e Copa Intercontinental em 2024 e 2025: Lucas Furtado, Daniel Sales, Gusttavo, Iago, João Victor, Carbone, Da Mata, Guilherme, Joshua, João Alves, Shola, Matheus Gonçalves e Felipe Teresa.
Lorran abre o placar
O time de Bruno Pivetti ditou o ritmo assim que o apito inicial soou no Maracanã. Assim, não demorou para o Flamengo abrir o placar. Lorran, aos 10 minutos, fez 1 a 0.
O camisa 11 recuperou a bola no campo de ataque, e Matheus Gonçalves invadiu a área. No rebote, a bola ficou na medida para Lorran balançar a rede do Barcelona.
Antes do intervalo, Joshua teve chance de ampliar, mas Aller fez boa defesa. Os espanhóis responderam com Jan Virgil, mas a finalização de fora da área acertou a trave.
Flamengo x Barcelona-ESP: Lorran encara marcação de defensores espanhóis
Chances lá e cá
Belletti mudou para a etapa final, e o Barcelona teve boas chances logo no início. Jan Virgili seguiu como a maior ameaça ao Flamengo, com dois chutes antes dos sete minutos.
Os cariocas passaram a ter o contra-ataque à disposição. Aos 12 minutos, Joshua recebeu de Shola, que havia entrado há pouco, e exigiu ótima defesa de Aller, com o pé.
Virgili marca golaço
Com muita personalidade, Jan Virgili empatou para o Barça aos 25. Lançado por Espart, o camisa 7 deu um chapéu em Iago, driblou outro marcador e chutou: 1 a 1!
A pressão do Barcelona após o empate foi grande. Virgili, Kluivert, Fariñas tiveram boas oportunidades, e Nannetti fez o possível para evitar a virada.
Flamengo x Barcelona-ESP: Jan Virgili foi o principal jogador da equipe espanhola no Maracanã
Emoção nos acréscimos
Aos 49, o goleiro rubro-negro nada pôde fazer. Após escanteio de Parriego, Cortés subiu mais alto e, de cabeça, colocou o time catalão na frente do placar: 2 a 1!
Houve, contudo, tempo para o Flamengo reagir. Daniel Sales levantou a bola na área, Iago desviou - também de cabeça - e deixou tudo igual: 2 a 2 aos 51 minutos!
O drama dos pênaltis
Nos pênaltis, Nannetti brilhou. O goleiro do Flamengo pegou as cobranças de Juan Hernández e Parriego, segundo e sétimo batedores do Barcelona.
Jan Virgili, Oduro, Cortés, Kluivert e Nomoko fizeram as suas cobranças.
O Flamengo poderia ter fechado a disputa antes, mas Matheus Gonçalves perdeu a quinta cobrança. João Victor, Pablo Lúcio, Felipe Teresa, Lorran e Carbone converteram.
Flamengo 2 (6) x (5) 2 Barcelona-ESP
Flamengo
Léo Nannetti; Daniel Sales, Iago, João Victor e Gusttavo (Carbone); João Alves (Fabiano), Guilherme (Pablo Lúcio) e Matheus Gonçalves; Joshua (Felipe Teresa), Lorran e Pedro Leão (Shola). Técnico: Bruno Pivetti.
Barcelona
Eder Aller; Xavi Espart, Landry Miro (Oduro), Álvaro Cortés, Cuenca; Brian Fariñas (Parriego), Pedro Rodríguez (Tommy), Quim Junyent (Kluivert); Juan Hernández, Gistau (Nomoko) e Jan Virgili. Técnico: Juliano Belletti.
- Gols: Lorran (10'/1ºT) e Iago (51'/2ºT), do Flamengo; Jan Virgili (25'/ºT) e Cortés (49'/2ºT), do Barcelona.
- Cartão amarelo: Guilherme, Pedro Leão, Pablo Lúcio e Iago (FLA); Pedro Rodríguez e Kluivert (BAR)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Público: 45.656 torcedores
- Motivo: Decisão da Copa Intercontinental Sub-20
- Data e hora: 23 de agosto de 2025, às 16h30 (de Brasília)
- Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Jhon Ospina (COL)
- Assistentes: Richard Ortiz (COL) e David Fuentes (COL)
- VAR: Augusto Menendez (PER)