O River Plate ficou no empate por 0 a 0 contra o Vélez Sarsfield pelo Campeonato Argentino, nesse domingo (16), no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. O resultado diminuiu as chances de classificação dos Millonarios para a Copa Libertadores.
A Argentina tem seis vagas na próxima edição do principal torneio continental de clubes em 2026. Já estão garantidos o Platense (campeão do Apertura), Independiente Rivadavia (campeão da Copa Argentina), Rosário Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors (pela tabela anual).
O River pode ter uma vaga na repescagem, que hoje pertence ao Argentinos Juniors, se algum dos times classificados pela tabela anual for campeão do Clausura. Caso contrário, precisa ser campeão do torneio para se classificar à Libertadores.
O time comandado por Marcelo Gallardo está confirmado nas oitavas de final da competição, no entanto ainda não sabe qual será o próximo adversário. Milton Casco, um dos mais experientes do grupo, admite o momento difícil.
“É uma situação difícil, à qual não estamos acostumados, mas é preciso enfrentá-la, colocar o peito. Olhando para o que vem pela frente, temos que ir com tudo. Não gostamos de estar nesta situação, mas somos conscientes”, avaliou.
Marcelo Gallardo reconheceu o momento delicado da equipe. O comandante, no entanto, reforçou que o liderará o time para sair dessa situação.
“Dentro deste contexto de negatividade, tudo nos custa mais, tudo fica em subida. É preciso assimilar o que está acontecendo, e não vejo outra saída que seguir tentando. Em algum momento isso vai mudar, não vai durar para sempre. Quem não puder aguentar ou estiver fraco não pode estar aqui. Eu, sim”, afirmou.
Últimas participações
O River Plate disputa a Copa Libertadores, de maneira consecutiva, desde 2015. Foram dois títulos (2015 e 2018) e classificação para as fases eliminatórias em todos os anos.