Nos últimos dias, um dos casos mais emblemáticos de crime no Brasil voltou aos holofotes. O motoboy Francisco de Assis Pereira, conhecido como o Maníaco do Parque, foi responsável por uma série de assassinatos na década de 1990 e acabou condenado a 268 anos de prisão. Ele está preso no interior de São Paulo mas pode deixar a cadeia nos próximos anos.
O maníaco agia do mesmo modo com as vítimas: abordava mulheres, as levava para um matagal, as estuprava e matava. Os corpos foram encontrados em áreas próximas ao Parque do Estado, na zona sul da capital, uma das principais áreas verdes de São Paulo. Entre 1997 e 1998, o criminoso atacou diversas vítimas, muitas delas jovens e vulneráveis, atraídas sob a falsa promessa de um passeio tranquilo.
A investigação policial, que enfrentou diversos desafios, entre eles, a falta de pistas e a dificuldade em estabelecer um perfil do criminoso, atrasaram a resolução dos casos. Porém, em 1998, a polícia conseguiu prender Francisco. Sua prisão aconteceu na cidade de Itaqui, no sul do Rio Grande do Sul, perto da fronteira do Brasil com a Argentina.
Quando ele vai ser solto?
Francisco de Assis Pereira foi condenado a 268 anos de prisão, em 1998. Aos 56 anos de idade, o criminoso continua cumprindo sua pena em Iaras, penitenciária localizada na cidade de São Paulo. No entanto, ele pode deixar a cadeia nos próximos anos.
Pela lei, o tempo máximo de cumprimento de pena no Brasil é de 30 anos. O tempo foi estendido em 2019, seguindo um projeto de
Seguindo a legislação da época que foi condenado, o Maníaco do Parque pode deixar a cadeia em agosto de 2028, quando completa 30 anos de prisão.
Antes, porém, é necessário passar por vários testes psicológicos para conseguir a autorização e liberação, provando que está apto a reingressar a sociedade.
Filme disponível no streaming
Maníaco do Parque, longa estrelado por Silvero Pereira (Bacurau),
Seus atos violentos causaram choque e comoção e geraram um clima de medo e insegurança. A história dos crimes de Francisco de Assis Pereira, que matou sete mulheres e abusou de outras 10, é tema de um filme que estreou na última sexta-feira (18) no Amazon Prime.
Dirigido por Mauricio Eça (da trilogia A Menina que Matou os Pais), a partir do roteiro de L.G. Bayão (Aumenta que é Rock’n’Roll), Maníaco do Parque ainda conta com Marco Pigossi (Gen V), Bruno Garcia (Sob Pressão), Mel Lisboa (Coisa Mais Linda), Augusto Madeira (A Menina que Matou os Pais), Bruna Mascarenhas (Sintonia) e Xamã (Renascer).