O mês de outubro começa na próxima terça-feira (1°) com a promessa de chuvas acima da média e temperaturas elevadas em todo o Brasil. Após meses de estiagem, o terceiro trimestre do ano trará um alívio no tempo seco e põe fim a temporada de queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões indicam precipitações significativas nas regiões Sul e Sudeste. A expectativa é de que as chuvas retornem gradualmente à parte central do país a partir da segunda quinzena do mês, com volumes ligeiramente acima da média no sudoeste do Amazonas, Pará e norte de Rondônia.
Leia mais:
La Niña: Pacífico Equatorial registra, pela primeira vez, condições do fenômeno Prejuízos com as queimadas chegaram a R$ 1,3 bi; 573 municípios decretaram emergência Rio Grande do Sul volta a registrar alagamentos e centenas de pessoas estão fora de casa
Entretanto, algumas áreas, como o norte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, podem enfrentar um volume de chuvas inferior ao esperado.
Calorão
Em relação às temperaturas, outubro será caracterizado por calor acima da média na maior parte do Brasil. A falta de chuvas em estados como Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão pode resultar em dias de calor intenso, com temperaturas ultrapassando os 28°C.
Por outro lado, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os termômetros devem ficar abaixo dos 17°C.