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Prejuízos com as queimadas chegaram a R$ 1,3 bi; 573 municípios decretaram emergência

O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Muitos focos de incêndio surgem pela falta de informação ou até mesmo pela falta de educação das pessoas

Os incêndios florestais, que atingem diversas regiões do país, provocaram prejuízos econômicos de R$ 1,3 bilhão, segundo um levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Até esta quinta-feira (26), 573 municípios já haviam decretado situação de emergência por conta das queimadas.

Segundo o estudo, divulgado na quarta-feira (25), as queimadas já afetaram 15,4 milhões de pessoas. Do total, 1.042 pessoas tiveram de deixar as suas casas.

A CNM alerta que o número pode ser ainda maior, uma vez que a informação sobre desalojados e desabrigados ainda não foi preenchida pela maioria dos Municípios.

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A entidade municipalista defende a urgência da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2024, que institui o Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Climática Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática.

“O cenário reforça a urgência de o Brasil adotar medidas concretas e que possibilitem a prevenção e o enfrentamento de desastres como esses que estamos agora vivenciando e que impacta gravemente a saúde de milhões de pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento do país“, destacou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A CNM também pleiteou a criação de um Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres. Estudos feitos pela entidade mostram que 94% dos municípios enfrentam dificuldades nas questões climáticas, 43% das prefeituras não têm uma pessoa responsável pelo monitoramento dos eventos climáticos e 47% não têm sistema de alerta.


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Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.