Barragem se rompe parcialmente e mobiliza bombeiros em Tocantins

Imagens que circulam nas redes sociais mostram água lamacenta alcançando a copa de árvores

Rompimento causou estragos e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Uma barragem se rompeu parcialmente na manhã desta sexta-feira (19), em Ponte Alta do Bom Jesus, no sudeste do Tocantins. O rompimento causou estragos e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil do Município, juntamente com o prefeito, acompanha a situação de perto e avalia os danos provocados pelo incidente.

De acordo com comunicado à imprensa do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por volta das 8h50, a 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) recebeu a informação sobre o rompimento parcial da barragem. Conforme o relato inicial do proprietário da estrutura, o rompimento atingiu cerca de dois metros da crista da barragem, no momento em que estava sendo realizado o fechamento do vertedouro.

Em nota a Polícia Civil de Tocantins informou que instaurou um inquérito policial para apurar as circunstâncias do rompimento da barragem, “fato amplamente divulgado e que resultou na liberação de grande volume de água, com potenciais danos ambientais e materiais”.

Até o momento, não há registro oficial de feridos. As autoridades seguem monitorando a área e orientando moradores da região, enquanto são realizados levantamentos para identificar as causas do rompimento e dimensionar os prejuízos.

“O procedimento investigativo esta a cargo da 103ª Delegacia de Polícia e tem como objetivo esclarecer as causas do rompimento, identificar eventuais responsáveis e verificar a ocorrência de ilícitos penais, especialmente aqueles relacionados a crimes ambientais e à segurança da coletividade.

Informa ainda que no curso das apurações, já foram determinadas diligências iniciais, entre elas a requisição de perícia técnica especializada no local, a fim de subsidiar a investigação com elementos técnicos.

Por fim, a Polícia Civil do Tocantins reafirma o compromisso com a legalidade, a transparência e a proteção da comunidade. Informações adicionais serão divulgadas em momento oportuno, respeitados os limites legais e o sigilo necessário às investigações”, concluiu a PC.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...