Ouvindo...

Rio Grande do Sul volta a registrar alagamentos e centenas de pessoas estão fora de casa

Estado já contabiliza 111 desabrigados, 149 desalojados e 29.452 afetados; segundo a Defesa Civil do Estado, 48 municípios já registraram algum tipo de dano devido às chuvas

Frente fria causa chuva, alagamentos e destelha casas no Rio Grande do Sul

Depois das enchentes históricas de maio, o Rio Grande do Sul voltou a registrar alagamentos nesta semana. Segundo a Defesa Civil Estadual, até esta quinta-feira (26), o estado já contabiliza 111 desabrigados e 149 desalojados - um total de 260 gaúchos fora de casa, além de um total de 29.452 afetados. (Veja a lista de cidades detalhada abaixo).

Ainda de acordo com a Defesa Civil do Estado, 48 municípios já registraram algum tipo de dano devido às chuvas. O órgão informa que até o final da manhã desta quinta, já emitiu 57 alertas para a população.

Leia também

Estado está sob alerta do Inmet

Regiões em laranja estão sob alerta de perigo para tempestades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (perigo) para tempestades nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, e metropolitana de Porto Alegre. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. Também pode haver ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.

O alerta é válido até às 10h de sexta-feira (27). Caso chova o esperado, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Já as regiões Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre e Centro Oriental estão sob risco de acumulo de chuva, situação que pode aumentar as chances de deslizamentos de terra. O Inmet emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para a região, válido até 10h de sexta-feira (27).

Regiões em amarelo estão sob alerta de perigo potencial para chuva acumulada

Para essas regiões são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com áreas de risco.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas são causadas por uma frente fria que atua sobre o estado. Com o avanço da frente fria, o volume das chuvas na porção sul e central do Rio Grande do Sul irá diminuir.

A expectativa é que a frente fria alcance o estado de Santa Catarina na sexta-feira, diminuindo as chuvas por todo o RS.

Veja o número de desalojados e desabrigados por município:

  • Cerrito (RS) - 40 desabrigados e 0 desalojados
  • Pedro Osório (RS) - 24 desabrigados e 20 desalojados
  • Pelotas (RS) - 19 desabrigados e 8 desalojados
  • Rio Grande (RS) - 18 desabrigados e 0 desalojados
  • São Loureço do Sul (RS) - 6 desabrigados e 25 desalojados
  • Dom Pedrito (RS) - 4 desabrigados e 0 desalojados
  • Camaquã (RS) - 0 desabrigados e 60 desalojados
  • Bagé (RS) - 0 desabrigados e 26 desalojados
  • Dom Feliciano - 0 desabrigados e 8 desalojados
  • Barão do Triunfo (RS) - 0 desabrigados e 2 desalojados

Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.