A caixa-preta do avião da VoePass que caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, gravou o momento em que o copiloto questionou o que estava acontecendo com a aeronave e pediu para que o piloto desse mais potência ao veículo minutos antes do acidente fatal que matou 62 pessoas.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Jornal Nacional, na TV Globo, que teve acesso à transcrição dos diálogos da cabine nos momentos que antecederam a tragédia. Segundo a reportagem, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo com o avião e afirmou que a aeronave precisava de ‘mais potência’.
Da constatação de que o avião estava perdendo altitude até o choque com o solo, se passou cerca de um minuto. Segundo a TV Globo, a gravação da caixa-preta é encerrada com gritos da tripulação.
Investigação
Os peritos ouvidos pela TV Globo informaram que não conseguiram detectar os sons de alerta característicos emitidos pelo painel do avião, como aviso de fogo ou falha elétrica. Além disso, a gravação captou muito ruído das hélices da aeronave, que ficam na altura da cabine.
O relatório preliminar deve sair em até 30 dias. Segundo os peritos ouvidos pela TV Globo, o contexto da queda é ‘nebuloso’ e os áudios analisados até agora não confirmam nem descartam a hipótese de gelo nas asas.
Avião cai em SP
Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Não houve sobreviventes.
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Leia mais:
- Moradora de Vinhedo, em SP, narra queda de avião da VoePass: ‘escolas mandaram todos para casa’
- Avião que caiu no interior de São Paulo fazia o quarto voo do dia
- Passageiros que não embarcaram em avião que caiu em SP se emocionam: ‘livramento’
- Dona de avião que caiu em SP, VoePass já passou por recuperação judicial e mudança de nome
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.
Leia mais
- Idoso de 94 anos bate recorde ao descer de tirolesa mais rápida do mundo para campanha beneficente
- Manifestantes tentam invadir ALMG e acesso é fechado temporariamente
- BH Stock Festival terá homenagens para Ayrton Senna, tricampeão da Fórmula 1
- Homem que matou ex-namorada em avenida de BH usou facas do ‘chá de panelas’