A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na tarde desta terça-feira (13) que as caixas-pretas do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) e deixou 62 mortos, na tarde da última sexta (9), gravaram “com êxito” as conversas da tripulação e os dados da aeronave.
Através dos dispositivos é possível ouvir os diálogos e sons presentes na cabine, como alarmes sonoros, conversas entre os pilotos e com a torre de controle. No sábado (10), o
As
A FAB explica que são duas caixas-pretas: o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador que registra as conversas e sons de dentro da cabine do avião; e o Flight data recorder (FDR), que grava dados referentes a aeronave, como altitude, velocidade, posição das manetes, botões acionados, entre outros dados técnicos.
Leia mais:
Família que entrou por engano em avião que caiu em Vinhedo: ‘rosto da comissária não sai da minha cabeça’ Avião que caiu em Vinhedo teve dano estrutural e ficou três meses em manutenção Avião que caiu em SP tinha defeito em painel e problemas a serem corrigidos, diz relatório Criança venezuelana que morreu em avião que caiu em Vinhedo estava com a mãe e com a avó
Segundo o Cenipa, os peritos responsáveis pela análise do CVR fazem um estudo minucioso dos diálogos e sons da cabine. Eles tentam identificar se houve algum aviso sonoro antes da aeronave cair. Para que analise seja completa, pode ser necessário o uso de um software de som.
Já os investigadores que analisam o FDR estão convergindo as informações da caixa-preta para as unidades de engenharia do Cenipa. Lá, os especialistas irão verificar todos os parâmetros da aeronave. O resultado final da investigação do Cenipa deve ser divulgado dentro de 30 dias.
Os motores da aeronave também passam por uma inspeção em São Paulo. Os peritos vão analisá-los para verificar se estavam com potência no momento do acidente.
Queda de avião em SP
Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde de sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A
A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião.