Ouvindo...

É possível ouvir o que foi gravado pela caixa-preta do avião da Voepass? Entenda

Força Aérea Brasileira confirmou que dispositivos gravaram “com êxito” as conversas da tripulação e dados da aeronave; investigação será concluída em 30 dias

Após conclusão de perícia do Cenipa, Voepass recolhe pertences das vítimas em Vinhedo | CNN Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou na tarde desta terça-feira (13) que as caixas-pretas do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) e deixou 62 mortos, na tarde da última sexta (9), gravaram “com êxito” as conversas da tripulação e os dados da aeronave.

Através dos dispositivos é possível ouvir os diálogos e sons presentes na cabine, como alarmes sonoros, conversas entre os pilotos e com a torre de controle. No sábado (10), o Cenipa havia confirmado que todo o conteúdo das caixas-pretas havia sido extraído com sucesso.

As caixas-pretas foram recolhidas do local do acidente e enviadas ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, onde são analisadas desde sábado (10).

Leia também

A FAB explica que são duas caixas-pretas: o Cockpit Voice Recorder (CVR), gravador que registra as conversas e sons de dentro da cabine do avião; e o Flight data recorder (FDR), que grava dados referentes a aeronave, como altitude, velocidade, posição das manetes, botões acionados, entre outros dados técnicos.

Leia mais:

Segundo o Cenipa, os peritos responsáveis pela análise do CVR fazem um estudo minucioso dos diálogos e sons da cabine. Eles tentam identificar se houve algum aviso sonoro antes da aeronave cair. Para que analise seja completa, pode ser necessário o uso de um software de som.

Já os investigadores que analisam o FDR estão convergindo as informações da caixa-preta para as unidades de engenharia do Cenipa. Lá, os especialistas irão verificar todos os parâmetros da aeronave. O resultado final da investigação do Cenipa deve ser divulgado dentro de 30 dias.

Os motores da aeronave também passam por uma inspeção em São Paulo. Os peritos vão analisá-los para verificar se estavam com potência no momento do acidente.

Queda de avião em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde de sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.

Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.