Ouvindo...

Queda de avião em Vinhedo: o que é e como funciona a caixa-preta?

As gravações das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo foram enviadas para Brasília nesse sábado (10)

Quando acontece um acidente de avião, uma das providências é encontrar a caixa-preta. A partir dela, em muitos casos, é possível tirar dúvidas e descobrir mais sobre o que aconteceu. Mas o que é exatamente esse item da aeroave e como ele guarda informações tão importantes? Confira:

O que é uma caixa-preta?

A caixa-preta é um sistema que serve para registrar dados importantes durante o voo. Ela é composta por duas partes: o Gravador de Dados de Voo (FDR) e o Gravador de Voz da Cabine (CVR).

O Gravador de Dados de Voo (FDR) coleta dados dos sensores e sistemas da aeronave, registrando informações técnicas do voo, como velocidade, altitude, posição e desempenho dos sistemas da aeronave. Já o Gravador de Voz da Cabine (CVR) é responsável por capturar as conversas entre os pilotos e o som interno da cabine. Esses dispositivos são fundamentais para compreender as causas de um acidente aéreo.

Agentes da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estão investigando as caixas pretas do avião ATR 72-500 da VoePass que caiu em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9).

As duas caixas pretas estão sob posse do Cenipa, mas o prazo para determinar a causa do acidente dependerá do grau de destruição dos gravadores.

Leia também

Queda do avião

O avião da empresa VoePass caiu na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, do modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Não houve sobreviventes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Rúbia Coelho escreve em colaboração com a Itatiaia
Leia mais