Ouvindo...

Investigadores no Cenipa analisam caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo

As gravações foram enviadas para Brasília no último sábado (10)

O Cenipa divulgou imagens da caixa-preta do voo 2283

Agentes da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já estão investigando a caixa-preta do avião ATR 72-500 da VoePass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9).

As duas caiza pretas, Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), já estão de posse do Cenipa, porém o prazo para determinar o que ocasionou o acidente irá depender do grau de destruição dos gravadores.

Durante coletiva de imprensa o chefe do Cenipa, Brigadeiro Marcelo Moreno, pediu paciência e compreensão ao público, destacando que a divulgação de informações preliminares não será feita até que os dados sejam analisados e verificados.

Como funciona a caixa-preta?

A caixa-preta é dividida em duas partes. A primeira tem um gravador que registra conversas e possíveis movimentações sonoras na cabine de comando da aeronave. A segunda deve ter informações técnicas do voo como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e a potência da aeronave.

Relembre o acidente

O avião da empresa Voepass saiu de Cascavel, no Paraná, na sexta-feira (9) com destino à Guarulhos, em São Paulo, com 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes. Todas as pessoas que estavam a bordo do bimotor, não resistiram.

Leia também

Além do Cenipa, a Polícia Federal também investiga as causas da tragédia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.