Ouvindo...

Investigadores no Cenipa analisam caixa-preta de avião que caiu em Vinhedo

As gravações foram enviadas para Brasília no último sábado (10)

Agentes da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), já estão investigando a caixa-preta do avião ATR 72-500 da VoePass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9).

As duas caiza pretas, Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), já estão de posse do Cenipa, porém o prazo para determinar o que ocasionou o acidente irá depender do grau de destruição dos gravadores.

Durante coletiva de imprensa o chefe do Cenipa, Brigadeiro Marcelo Moreno, pediu paciência e compreensão ao público, destacando que a divulgação de informações preliminares não será feita até que os dados sejam analisados e verificados.

Como funciona a caixa-preta?

A caixa-preta é dividida em duas partes. A primeira tem um gravador que registra conversas e possíveis movimentações sonoras na cabine de comando da aeronave. A segunda deve ter informações técnicas do voo como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e a potência da aeronave.

Relembre o acidente

O avião da empresa Voepass saiu de Cascavel, no Paraná, na sexta-feira (9) com destino à Guarulhos, em São Paulo, com 61 pessoas a bordo, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes. Todas as pessoas que estavam a bordo do bimotor, não resistiram.

Leia também

Além do Cenipa, a Polícia Federal também investiga as causas da tragédia.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais