A queda do avião que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), mobiliza autoridades e especialistas na investigação do acidente aéreo. O youtuber Lito Sousa, mecânico de aviação e especialista em segurança aérea, abriu uma live em seu canal para comentar a queda da aeronave modelo era ATR-72.
No canal ‘Aviões e Música’ o especialista explica que é necessário evitar e combater especulações sobre motivos que podem ter causado a queda do avião comercial da VOEPASS.
‘Não dá pra especular nada agora, essa oscilação ode correr por vários motivos. Só isso não define o acidente, é preciso ver mais coisas pra definir o que foi o acidente’, pontua Lito Sousa.
Queda em parafuso
Após o pedido para aguardar as investigações, o youtuber explicou que o avião, com 62 passageiros, caiu em ‘Parafuso Chato’. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.
‘O avião fica girando no seu eixo vertical e ele não desenvolve velocidade horizontal, logo, não gera sustentação nas asas’, afirmou ao analisar o vídeo da queda.
De acordo com ele, a falta de sustentação ‘fez com que os controles de voo da asa não tenham autoridade dinâmica para modificar o que tá acontecendo com o avião. É como mexer no volante do carro e ele continuar indo reto porque não tem velocidade horizontal’, exemplificou.
‘Ele chegou em uma condição, que não sabemos ainda o porquê, em que a velocidade dele era muito baixa. Com isso, ele perdeu sustentação, descendo em parafuso chato’.
Avião caiu em área residencial
Conforme a Defesa Civil, o avião caiu em um condomínio residencial. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.
Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião.
Nas imagens, é possível ver que o avião perde sustentação e cai rapidamente em ‘parafuso’, em poucos segundos. Após o impacto no solo, uma coluna de fumaça e fogo se forma quase instantaneamente. A cena impressionou os moradores e os internautas.
Em nota divulgada à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que já enviou peritos ao local para atuar na ‘ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283'.