Ouvindo...

Filho de umbandista, chefe do tráfico evangélico mandar fechar igrejas católicas no RJ

Peixão já de tinha ‘proibido’ o funcionamento de terreiros de matrizes africanas na zona Norte do Rio de Janeiro

Chefe do tráfico proíbe funcionamento de igrejas católicas na zona Norte do Rio

Igrejas católicas de Brás de Pina e Parada de Lucas, na zona Norte do Rio de Janeiro, foram proibidas pelo tráfico de drogas de celebrar missas, casamentos ou batizados. A determinação foi dada por Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Alvinho ou Peixão, chefe do tráfico na região. A denúncia foi feito por frequentadores e paroquianos. Peixão já de tinha ‘proibido’ o funcionamento de terreiros de matrizes africanas.

Peixão, que diz evangélico, foi criado pela mãe, umbandista, que recebia santo (o Erê) vestida de branco, comia pipoca e doces de criança na esquina da Avenida Brasil.

Missas e eventos deste final de semana foram canceladas nas paróquias de Santa Edwiges e de Santa Cecília, em Brás de Pina, e Nossa Senhora da Conceição e Justino, em Parada de Lucas. Peixão tem nove mandado de prisão em aberto e está foragido.

Paroquianos revelaram que bandidos em motocicletas armados com fuzis foram às paróquias na última sexta-feira (5), a mando de Peixão, e proibiram a realização de batizados e casamentos

A Paróquia de Santa Edwiges comunicou, pelas redes sociais, o cancelamento das missas e de outros eventos, sem relacionar com a determinação do tráfico. “Comunicamos que nosso arraiá está suspenso neste fim de semana. Não teremos Santa Missa e atividades em nossa paróquia também. Igreja fechada. Em breve, retornamos com mais informações”, informa a mensagem.

As paróquias Nossa Senhora da Conceição e Justino, em Parada de Lucas, também usaram as redes sociais para comunicar a suspensão da programação: “As atividades paroquiais (missas, reuniões, secretaria, etc) estão suspensas até a segunda ordem”, diz a mensagem.

Leia também

Mesmo com as suspensões, a Arquidiocese do Rio informou que as igrejas permanecem abertas. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) investiga a denúncia.

A Secretaria de Segurança Pública do RJ informou que as paróquias funcionam normalmente e que vai reforçar o policiamento na região

Peixão comando o tráfico no Complexo de Israel, um conjunto de favelas na Zona Norte, há quase uma década, é Peixão quem dá as cartas na região. Ao longo desse período, expandiu seus domínios para as favelas vizinhas, como Pica-Pau e, mais recentemente, a Cinco Bocas, formando com Parada de Lucas e Vigário Geral o Complexo de Israel.


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.