O último final de semana de junho promete uma queda brusca nas temperaturas com a chegada de um forte frente fria no Brasil. A mudança deve ser ainda mais significativa na Região Sul do Brasil, mas no Sudeste, as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo podem chegar a registrar recordes de temperatura entre este domingo (30) e a segunda-feira (1º), de acordo com o Climatempo.
O mesmo acontece no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, onde uma massa de ar frio pode causar friagem na Região Norte, reduzindo a temperatura no Acre e em Rondônia. O período de frio intenso vai durar de 28 de junho até 2 de julho de 2024, com destaque para os estados do Sul do Brasil.
Por mais que o frio seja generalizado, apenas a Região Sul do Brasil deve enfrentar a onda de frio, que é caracterizada por temperaturas negativas e geada, com tendência a temperaturas que chegam a 5°C ou menos abaixo da média. A previsão é de geada generalizada entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas negativas de até -8°C nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. No sul do Mato Grosso do Sul também há previsão de geada.
Leia mais:
Inverno 2024: BH terá onda de frio no fim de semana? Confira a previsão do tempo Antes da chegada do inverno, Minas registrou -0,4°C; confira as menores temperaturas em 2024
O frio previsto deve fazer com que ao menos seis capitais registrem tanto a menor mínima quanto a menor máxima do ano, sendo elas:
- Porto Alegre;
- Florianópolis;
- Curitiba;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Cuiabá.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima pode ficar na casa de 2°C em Porto Alegre e 3°C em Curitiba no domingo (30). Já na segunda (1), a previsão é de mínima de 10°C em São Paulo e de 16°C em Cuiabá.
*Sob supervisão de Enzo Menezes