Com a chegada de uma frente fria, algumas capitais devem enfrentar o primeiro frio mais intenso deste ano. De acordo com o Climatempo, os impactos do fenômeno serão sentidos principalmente nos estados do sul do Brasil, em parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. O período de frio mais intenso deve durar até esta terça-feira (2).
O fenômeno quebra uma sequência de dias quentes que vem acontecendo desde o dia 5 de maio no país, principalmente na faixa central. Apesar do frio previsto para os próximos dias, a expectativa ainda é de um inverno com temperaturas acima da média para a estação.
A frente fria deve começar a avançar pelo país ainda nesta sexta (28). No Sul, pode ocorrer o fenômeno de onda de frio, que se caracteriza por temperaturas negativas e geadas em várias áreas.
A tendência é de temperaturas 5 graus ou mais abaixo da média. O fenômeno deve ficar restrito ao sul, porque massas de ar seco no interior do país devem dificultar o avanço do ar polar.
Os meteorologistas também pontuam que novas ondas de calor podem acontecer, especialmente mais próximo do fim da estação. Os meses de agosto e setembro tendem a ter temperaturas muito acima da média.
Leia também:
Inverno 2024: confira onde as temperaturas ficarão acima da média no Brasil Antes da chegada do inverno, Minas registrou -0,4°C; confira as menores temperaturas em 2024 Previsão do tempo em BH: frio e calor seguem no primeiro domingo de inverno
Pelo menos seis capitais devem registrar tanto a menor mínima, quanto a menor máxima do ano, confira quais são elas:
- Porto Alegre
- Florianópolis
- Curitiba
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Cuiabá
*Sob supervisão de Felippe Drummond