Ouvindo...

Federação Brasileira de Bancos alerta clientes sobre golpes usando o nome de instituições financeiras

Criminosos têm simulado as ligações automatizadas feitas por instituições financeiras para enganar vítimas

App da Caixa aceita pagamento via Pix

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um comunicado nesta sexta-fera (14) para alertar a população brasileira contra golpes que tem sido aplicados por criminosos utilizando o nome de bancos. Golpistas têm ligado para clientes simulando as Unidades de Respostas Audíveis das instituições - também conhecidas como ligações automatizadas.

Entre as modalidades de golpes alertadas pela instituição, está a que os bandidos abordam os clientes pedindo a confirmação de compras. Nesses casos, os criminosos informam os dados e valor da transição, em alguns casos, eles afirmam que a transição foi feita por Pix. A partir dessa abordagem, os golpistas pedem que o consumidor faça algumas ações e solicita dados pessoais da vítima.

Outra variante desse mesmo golpe consiste no envio de SMS solicitando que os clientes entrem em contato com uma falsa central de atendimento que, inclusive, tem o número 0800.

Leia também

Artigos Relacionados

Uma outra manobra aplicada pelos criminosos é ligar para as vítimas alegando que a conta no banco está sendo fraudada por um colaborador da própria instituição. Dessa forma, eles afirmam que para solucionar o problema a vítima teria que transferir o dinheiro da conta para uma chave ou para outra conta segura. “Os bandidos chegam a orientar o cliente que os bancos devem bloquear a transação e ligar para confirmar essa situação suspeita, e, que nessa ligação, o cliente precisa confirmar e dizer que está fazendo um investimento ou uma operação particular, confirmando que a operação deve ser feita”, afirma o comunicado.

Cuidado!

A Febraban afirma que os bancos até podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações, mas não pedem dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chave de segurança ou estornos de transações. A instituição também alerta que não entra em contato com pessoas físicas ou jurídicas por SMS, ligação telefônica, carta, e-mail, WhatsApp ou por redes sociais para realização de procedimentos de segurança, ou para efetivação de operações financeiras.

No site Reclame Aqui, vários clientes de bancos reportaram terem caído nesses golpes. “Recebi um e-mail com informação de que uma compra no valor de R$2.999,99 foi aprovada e que o meu cartão havia sido bloqueado. Na mensagem constava um botão com link de acesso escrito ‘Contestar Valor’, ao clicar fui direcionada para o número 0800 ***-****, na ligação o atendente foi confirmando os meus dados [...]”, informou uma vítima.

“Me ligaram informando que estavam tentando comprar com o meu cartão e que minha conta do ****** tinha sido desabilitada, quando entrei a minha conta tinha sido trocada a senha e não conseguia mais entrar”, denunciou outra.

Caí no golpe, e agora?

O Banco Central do Brasil aconselha que vítimas de golpes a entrem em contato com o banco o mais rápido possível para informar sobre o crime e solicitar a devolução dos valores. A pessoa também deve registrar uma reclamação na instituição informando dados, comprovantes, documentos e o Boletim de Ocorrência.

Após a denúncia feita pela vítima, o banco irá registrar uma notificação de infração em sistema do Banco Centro, e dessa forma, o banco do criminoso irá bloquear os valores e as instituições envolvidas nas transações poderão avaliar o caso. Caso a fraude seja comprovada, o dinheiro será devolvido.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento