Ouvindo...

Times

Golpe do PIX falso: nova função do app do Itaú alerta para contas e transações suspeitas

O ‘Alerta Pix’ já está disponível para todos os clientes pessoas físicas no aplicativo do banco Itaú

O Itaú Unibanco ampliou as funcionalidades do aplicativo e passou a alertar os clientes do banco em caso de transações suspeitas ao fazer um PIX. O novo recurso está disponível aos usuários pessoas físicas.

A nova função notifica os clientes, por meio de mensagens contextualizadas no próprio aplicativo do banco, quando operações forem consideradas fora do padrão ou suspeitas,
Os avisos chegam como: “Cuidado! Essa conta já recebeu denúncia de golpe”, “Notamos algo diferente com seus hábitos de uso” e até mesmo “Nunca entramos em contato para pedir transferências”.

Leia também

As tentativas de golpes detectadas pelo banco incluem vendas ou investimentos falsos; QR Codes fraudulentos; pedidos de dinheiro em nome de terceiros, entre outras.

Após o aviso, o cliente pode verificar e, se necessário, optar por não concluir a transferência.

PIX

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa um crescimento de 75%, em relação ao ano anterior. Os dados sobre meios de pagamento são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseados em levantamentos divulgados pelo Banco Central (BC) e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

Desta forma, o Pix é confirmado como o meio de pagamento mais popular do Brasil.

Embora tenha muitos benefícios, como a praticidade e agilidade, a funcionalidade também apresenta muitos casos de golpes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais