Golpe do PIX falso: nova função do app do Itaú alerta para contas e transações suspeitas

O ‘Alerta Pix’ já está disponível para todos os clientes pessoas físicas no aplicativo do banco Itaú

Nova função notifica os clientes, por meio de mensagens contextualizadas no próprio aplicativo do banco

O Itaú Unibanco ampliou as funcionalidades do aplicativo e passou a alertar os clientes do banco em caso de transações suspeitas ao fazer um PIX. O novo recurso está disponível aos usuários pessoas físicas.

A nova função notifica os clientes, por meio de mensagens contextualizadas no próprio aplicativo do banco, quando operações forem consideradas fora do padrão ou suspeitas,
Os avisos chegam como: “Cuidado! Essa conta já recebeu denúncia de golpe”, “Notamos algo diferente com seus hábitos de uso” e até mesmo “Nunca entramos em contato para pedir transferências”.

Leia também

As tentativas de golpes detectadas pelo banco incluem vendas ou investimentos falsos; QR Codes fraudulentos; pedidos de dinheiro em nome de terceiros, entre outras.

Após o aviso, o cliente pode verificar e, se necessário, optar por não concluir a transferência.

PIX

Os brasileiros realizaram em 2023 quase 42 bilhões de transações por Pix, o que representa um crescimento de 75%, em relação ao ano anterior. Os dados sobre meios de pagamento são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseados em levantamentos divulgados pelo Banco Central (BC) e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

Desta forma, o Pix é confirmado como o meio de pagamento mais popular do Brasil.

Embora tenha muitos benefícios, como a praticidade e agilidade, a funcionalidade também apresenta muitos casos de golpes.


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...