Ouvindo...

Enem 2024: quais as datas da prova?

Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2024 se iniciam no mês de maio

Enem

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado nesta segunda-feira (13), com isso o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as provas vão acontecer no dia 3 e 10 de novembro. O exame é dividido em duas partes para os candidatos terem tempo suficiente para responderem 180 questões e fazerem uma redação.

A prova é a porta de entrada para milhões de brasileiros no Ensino Superior, seja por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), por meio do Fies (Financiamento Estudantil) ou do Prouni (Programa Universidade para Todos). As inscrições deverão ser feitas entre os dias 27 de maio e 7 de junho na Página do Participante e custa R$ 85. O prazo para solicitar a isenção da taxa da inscrição já terminou e foi até o dia 26 de abril.

No primeiro dia do exame serão aplicadas as provas de Redação, de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Já no segundo dia serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).

Veja o cronograma completo do Enem 2024

  • Inscrições: 27/05 a 7/06
  • Prazo para pagamento da Taxa de Inscrição: 27/05 a 12/06
  • Dia das provas: 3 e 10 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Resultados: 13 de janeiro de 2025

Confira o horário das provas

  • 1º dia: 13h30 às 19h
  • 2° dia: 13h30 às 18h30

Como fazer as inscrições?

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser feitas na Página do Participante, os candidatos deverão utilizar o acesso gov.br para acessá-la.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento