O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para faculdades e instituições públicas de ensino. Vale lembrar que o aluno só pode se inscrever caso tenha feito o Enem e não tiver zerado a redação.
Leia também:
Sisu: mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta; confira Sisu, Prouni e Fies: veja quais são os novos prazos de inscrição divulgados pelo MEC
Notas de corte
Durante a madrugada, o sistema faz o cálculo e divulga as notas de corte e a classificação parcial de cada curso registrado.
Pode acontecer de um dia o aluno estar acima da linha de corte e no outro dia estar abaixo. É aconselhável que o inscrito verifique sua classificação todos os dias.
As notas de corte são calculadas de acordo com o peso de cada universidade. Por exemplo, a prova de Matemática vale mais para a carreira de um engenheiro do que para um jornalista, consequentemente, para disputar uma vaga em engenharia, a nota de Matemática deve ser a mais alta possível.
Lista de espera
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso poderão participar da lista de espera. A manifestação de interesse para a lista deve ser feira entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
Em caso de empate nas notas, o estudante que tiver a maior nota na redação do Enem ficará melhor colocado.
(sob supervisão de Lucas Borges)