Ouvindo...

Volta a chover em Porto Alegre, e nível do Guaíba preocupa

De manhã, a temperatura era de 15 graus, mas a sensação térmica era bem menor

Após alguns dias de estiagem, voltou a chover forte em Porto Alegre nesta sexta-feira (10). Além da chuva, rajadas de vento fortes também atingem a capital gaúcha.

De manhã, a temperatura era de 15 graus, mas a sensação térmica era bem menor. Agora, a preocupação é com o nível do Guaíba, que começou a baixar, mas, com a chuva, pode aumentar.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou uma nota técnica prevendo queda brusca de temperatura no estado, devido ao avanço de uma frente fria no Sul. Ao longo do dia, a massa de ar fria deve recuar para o sul do estado, o que pode dificultar o desague no oceano.

Leia também

Balanço das enchentes

Nesta sexta-feira (10), a Defesa Civil atualizou o balanço das enchentes. Chegou a 113 o número de mortes devido às chuvas que devastaram o estado do Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, 146 pessoas estão desaparecidas, 756 estão feridas e há um óbito em investigação.

No total, 435 municípios foram afetados. Há 1.916.070 pessoas prejudicadas, 69.617 estão em abrigos e 337.116 desalojadas. Até as 9h desta sexta-feira (10), 70.863 pessoas e 9.984 animais foram resgatados. O efetivo empenhado nos resgates é nde 27.218 pessoas, com 3.466 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.


Participe dos canais da Itatiaia:

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.