Ouvindo...

Com recorde de doações após chuvas no RS, entenda como é feita a triagem e a distribuição

Itatiaia mostra o trabalho em um Centro de Distribuição em Porto Alegre

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há mais de uma semana fizeram chegar um fluxo recorde de doações ao estado. Em meio à solidariedade, um trabalho grande e sustentado de triagem do que é doado está sendo feito em todo o país.

A Itatiaia acompanhou, nesta quinta-feira (4), os trabalhos na Igreja Batista Braza, que fica no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre. O local está funcionando como uma espécie de Centro de Distribuição de doações.

Mais de 140 pessoas, vindas de Porto Alegre e outros pontos do Rio Grande do Sul, trabalham no local. Além do prédio da Igreja, outras estruturas foram montadas para receber e triar as doações.

Roupas

Milhares de peças de roupas chegam ao local a todo momento. Em uma das estruturas montadas para a triagem, voluntários separam as peças por modelo, tamanho, tipo. Elas vão para estantes ou pacotes, separadas como “Kit Bebê de até 1 ano”, “Kit Menina” ou “Kit Menino”.

Em outro canto, são separados sapatos por pares e gênero. O mesmo é feito com roupas de cama, banho, cobertores e outros. Há separação para verão e inverno. Com isso, quem chega ao local em busca de roupas, por exemplo, é atendido de forma rápida e assertiva.

Empatia

O trabalho desempenhado ali é longo e exaustivo, mas o que a reportagem notou é que há um sentimento de empatia e vontade de ajudar o próximo. Carlos, um dos voluntários que está no local, contou isso à reportagem.

Ele contou que foi ao local voluntariamente por estar em casa, disponível, e com a casa a salvo. “Tem muita gente precisando. No dia que eu precisar, vai ter gente pra apoiar”, acredita.

Leia também

Alimentos e água

Em outra parte da igreja, funciona a triagem de alimentos, água e produtos de limpeza. A todo momento chegam caminhonetes e carros com caixas e caixas de donativos.

Rapidamente os voluntários descarregam os veículos e levam os itens a uma sala de triagem. Ali, são separados em categorias e organizados. Em um ambiente ficam arroz, macarrão, leite.

Em outro, do lado de fora, ficam kits de alimentos e também o item mais procurado no momento - a água potável. São galões, fardos, garrafas todos reunidos no mesmo local. Dali, eles são entregues para quem pede doações no local e também para outros abrigos e centros de distribuição de donativos

Animais

A solidariedade também é prestada aos animais - vários sacos de ração também foram doados. Eles também passam por triagem e, posteriormente, serão entregues às instituições que acolhem os cães, gatos e outros animais atingidos pelas chuvas.

Como doar?

Há vários locais recebendo doações para os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Alguns exemplos são os Correios, em vários estados brasileiros, e, em Minas Gerais, o Servas.

Veja aqui uma lista de locais onde é possível doar e também quais tipos de produtos são necessários agora.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.