A pequena Anny Tereza Costa Moscoso Araújo, de 1 ano e 9 meses, enfrenta uma corrida contra o tempo para conseguir um
“O processo está parado desde fevereiro, quando o Juiz pediu urgência na nota técnica do NatJus [Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário] e esse processo não anda”, explica Janielly Moscoso, mãe de Anny.
Nas redes sociais, a família tem organizado campanhas e vaquinhas para arrecadar o dinheiro sem depender do governo - até o momento, foi arrecadado apenas R$ 115 mil, cerca de 1,5% do valor necessário.
Mesmo antes do diagnóstico, Anny já recebia todos os dias tratamentos de fisioterapia respiratória, motora e de estimulação. No fim do ano passado veio o diagnóstico. Inicialmente, a família estava lutando para a menina receber um primeiro tratamento, Nusinerena - que paralisa a evolução da doença. No entanto, mesmo esse, a família teve dificuldades para conseguir, apesar de ter sido requisitado pelo Hospital da Criança de Brasília e Anny ter direito a medicação pelo SUS. Apesar da demora, em 15 de março ela conseguiu o acesso ao remédio.
O segundo tratamento prescrito, o Zolgensma é capaz de neutralizar em crianças até a dois anos os efeitos da Atrofia Muscular Espinhal. Com o Prazo curto, Janielly Moscoso, mãe de Anny, tem apelado para as redes sociais para tentar resolver a situação. “A Anny completou um ano e nove meses e ela só tem até os dois anos para receber a medicação. Então estamos intensificando a campanha por causa disso”, contou.
A Itatiaia pediu um posicionamento do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde do Distrito Federal, mas até o momento não teve resposta.
Ajuda
Interessados em contribuir para o tratamento de Anny devem acessar a página da campanha feita por Janielly Costa Moscoso e Leandro Moscoso, @cure_a_anny.