Morre Marcelo VIPs: golpista fingiu que era ‘filho do dono da Gol’ e enganou globais

Marcelo morreu na última terça, aos 49 anos, vítima de cirrose hepática

Marcelo Vip morreu nesta terça-feira (9)

Morto na última terça-feira (9), aos 49 anos, vítima de cirrose hepática, Marcelo Nascimento da Rocha era considerado um dos mais famosos golpistas do Brasil. Entre as vigarices mais conhecidas aplicadas por Marcelo está a de fingir que era Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol.

O caso ocorreu em 2001, quando Marcelo VIP, como era conhecido, em uma festa no Recife, em Pernambuco. O golpista chegou a conceder entrevistas a programas de TV se passando pelo empresário, chamando atenção de celebridades como Amaury Jr. e Marcos Frota.

Frota, assim como Carolina Dieckman, sua esposa na época, e o também ator Ricardo Macchi - todos atores da TV Globo à época - se tornaram companhias frequentes de Marcelo.

Os golpes de Marcelo Nascimento da Rocha inspiraram o filme “VIPs: Histórias reais de um mentirosos”, estrelado por Wagner Moura em 2010. A obra chegou a ganhar quatro prêmios no Festival do Rio, incluindo melhor filme e melhor ator.

Perfil

Marcelo Nascimento da Rocha nasceu em Maringá, também no Paraná, em março de 1976. Nas décadas de 1990 e 2000, ele foi piloto de avião para criminosos do narcotráfico. Em seu livro, ele afirma que foi após a morte do pai, na década de 1990, que ele decidiu se “conhecer o mundo”. Sem dinheiro, ele começou a aplicar golpes para viajar.

Marcelo VIP chegou a ser condenado por associação ao tráfico de drogas, roubo de avião, estelionato e falsidade ideológica. Ele foi preso em 12 estados, e fugiu seis vezes. Após deixar a cadeia pela última vez, ele tentou atuar como palestrante e escritor.

Leia também

Graduado em Jornalismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou como repórter das editorias de Política, Economia e Esportes antes de assumir o cargo de chefe de reportagem do portal da Itatiaia.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...