Um setor do Cemitério Municipal de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, colapsou devido ao temporal que atinge a cidade desde sexta-feira (22) e atingiu várias gavetas de sepultamento neste sábado (24). Vídeos publicados nas redes sociais mostram a situação do local.
Temporal em Petrópolis causa deslizamento em Cemitério, e túmulos são afetados
— Itatiaia (@itatiaia) March 23, 2024
🎥Reprodução/ Redes Sociais pic.twitter.com/nLNu9qXUEs
As fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro causaram diversos estragos em todo o estado, sobretudo em Petrópolis. A Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública está atuando no Cemitério. O setor nove foi o mais afetado, segundo a Prefeitura.
Por causa do deslizamento, o local se encontra interditado. Intervenções no local, como a transferência dos sepultados para novas gavetas dependem de autorização judicial, portanto, o setor está sendo preservado.
Segundo a Prefeitura de Petrópolis, assim que a Justiça autorizar as transferências, as famílias serão contatadas para acompanhar o processo.
Chuva em Petrópolis
As chuvas em
Nessa sexta-feira (22), a cidade recebeu, num período de 12 horas, a mesma quantidade de chuva prevista para todo o mês de março. A prefeitura decretou situação de emergência no município.
O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve em Petrópolis na noite desta sexta-feira (22). Ele ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e solicitou auxílio do Exército, que já chegou ao local. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou que está entregando à cidade 232 colchões, 100 fardos de água, 200 kits de limpeza, 200 kits de higiene e 100 kits de enxoval. Para atender a população que vive em área de risco, a prefeitura de Petrópolis abriu 67 pontos de apoio.