Ouvindo...

Temporal mata sete pessoas no Rio de Janeiro e deixa Petrópolis em alerta máximo

Frente fria chegou ao Rio de Janeiro no início da tarde dessa sexta-feira (22); subida da Serra de Petrópolis segue interditada

Subiu para 7 o número de mortos em todo o Estado do Rio devido ao temporal que caiu nessa sexta-feira (22). O último óbito confirmado foi de um homem de 25 anos, que teve o corpo encontrado na manhã deste sábado (23), em meio aos escombros de uma residência que desabou no bairro Independência, em Petrópolis, na Região Serrana. A filha dele, uma menina de quatro anos, foi retirada com vida do local.

A cidade de Petrópolis está entre os municípios mais afetados pela chuva. Até o momento a defesa civil já foi acionada para 196 registros de ocorrências desde o início do temporal, na quinta-feira (21). Nessa sexta a cidade recebeu, num período de 12 horas, a mesma quantidade de chuva prevista para todo o mês de março. A prefeitura decretou situação de emergência no município.

Neste sábado (23), uma criança de 4 anos foi resgatada depois de passar 15 horas soterrada. Veja o vídeo do resgate abaixo:

Visita do governador

O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve em Petrópolis. Ele ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e solicitou auxílio do Exército, que já chegou ao local. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou que está entregando à cidade 232 colchões, 100 fardos de água, 200 kits de limpeza, 200 kits de higiene e 100 kits de enxoval. Para atender a população que vive em área de risco, a prefeitura de Petrópolis abriu 67 pontos de apoio.

No final da noite dessa sexta, o prefeito da cidade decretou situação de emergência por conta dos altos acumulados de chuva nas últimas 24 horas que, em algumas localidades, chegaram a quase 270 mm. Em 12 horas a cidade recebeu quase a mesma quantidade de chuva prevista para todo o mês de março.

De acordo com o Instituto Clima Tempo, nas últimas 24 horas a Defesa Civil do município atendeu mais de 150 ocorrências relacionadas às chuvas em Petrópolis.

Na tarde desta sexta-feira (22), cinco empresas de ônibus suspenderam as atividades por conta dos alagamentos, mas voltarão a operar em caráter emergencial neste sábado (23). Este sábado (23), Petrópolis amanheceu sem chuva. A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir alerta a qualquer momento.

Leia também

Subida da Serra segue interditada

Por conta de um deslizamento de terra, a subida da Serra de Petrópolis segue interditada preventivamente a partir da praça de pedágio de Duque de Caxias (km 102), no sentido Juiz de Fora, ainda sem previsão de reabertura. O bloqueio teve início na tarde dessa sexta-feira (22).

Uma equipe técnica da Concer, concessionária que administra a via, percorre o trecho vistoriando os pontos críticos afetados por deslizamentos. Já as equipes operacionais e de conservação permanecem atuando para a contenção desses deslizamentos, limpeza e desobstrução da pista, que apresenta bloqueios parciais nos kms 92, 90, 84 e 82. Agentes da PRF e da Força Nacional atuam na praça de pedágio no auxílio à orientação dos motoristas. A descida da serra de Petrópolis está aberta e operando com interdições parciais no km 79 e km 91, sentido Rio, mas o motorista deve também evitar o trecho devido à chuva intensa.

Leia mais: Chuva extrema no Rio de janeiro pode atingir 98 cidades; veja quais
RJ tem previsão de tempestade com níveis de chuva do desastre de 2011

Chuva em Teresópolis

Em Teresópolis, também na Região Serrana, uma pessoa morreu após o desabamento de uma casa na Comunidade da Coreia. Duas pessoas foram resgatadas com vida e uma segue sendo procurada.

Chuva em Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, um homem morreu após ser atingido por um raio, no Pontal do Atalaia.

Chuva em Santa Cruz da Serra

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um homem se afogou depois que o caminhão que ele dirigia cair dentro de um rio.

Ainda na Baixada Fluminense um homem foi resgatado com vida dos escombros de uma residência que desabou na cidade de Nilópolis. Na capital, a chuva causou alagamentos em várias ruas e queda de árvores. A previsão para este sábado na cidade do Rio é de céu nublado ao longo do dia, com ventos moderados e previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento, podendo ser forte à noite.

Participe dos canais da Itatiaia:

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.