Com a chegada de uma frente fria, os estados do Sudeste estão em alerta para a possibilidade de chuva extrema, com risco de inundações e deslizamentos de terra nesta sexta-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),
No estado do Rio a previsão é que o acumulado de chuva seja ainda maior. Em áreas como a Baixada Fluminense, no litoral norte do estado e a Região Serrana, o volume de água poderá ficar de 300 a 500 mm até domingo, mais que o esperado para todo mês de março.
Por conta do forte temporal, o
“Acabei de decretar ponto facultativo. O Corpo de Bombeiros cancelou todas as folgas até domingo e isso da um quantitativo extra de 2 mil homens por dia. Os agentes do Segurança Presente da Lei Seca também estarão todos a disposição do socorro necessário. São quatro mil homens e mulheres, além da Polícia Militar e da Polícia Civil que estarão de prontidão. Queria fazer um apelo à população que não fique em área de risco. Os que puderem fiquem casa caso sua casa fique em lugar seguro.”
O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e a Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), também suspenderam o expediente nesta sexta-feira. O mesmo foi feito por órgãos federais como o Ministério da Gestão e Inovação que disse que não haverá expediente nos órgãos e entidades federais localizados no Rio de Janeiro. Universidades do estado como a UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO e Universidade Federal Rural também cancelaram as atividades.
Em suas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), pediu que os cariocas fiquem em casa e que empresários, comerciantes e gestores, dispensem seus funcionários. Escolas e demais instituições de ensino da rede pública do município também vão suspender as aulas e a prefeitura solicitou que as instituições privadas façam o memso.
“Os maiores riscos são de sexta pra sábado e de sábado pra domingo e por enquanto eles (meteorologistas) continuam com esse alerta”
Quem mora em área de risco a orientação é procurar abrigo da Defesa Civil em caso de acionamento das sirenes.