A marca Stanley, que comercializa copos famosos por manter a temperatura das bebidas estável por várias horas,
O chumbo é um integrante do grupo de elementos químicos conhecidos como metais pesados, que podem causar doenças e até mesmo evoluir a óbito. O acúmulo dessa substância, segundo o médico cardiologista Augusto Vilela, pode afetar funções cerebrais, renais, digestivas e reprodutoras.
‘Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões’, contou à Itatiaia.
A polêmica envolvendo a Stanley se deu devido a vídeos que viralizaram nas redes sociais, onde internautas pegavam kits de testagem da presença de chumbo no material e recebiam o resultado positivo.
A marca admitiu a presença do metal nos itens, porém está na substância que veda o copo e garante o isolamento térmico. No entanto, a empresa garantiu que a área onde está presente o metal é ‘inacessível aos consumidores’.
O sistema renal é um dos mais sensíveis ao chumbo. O metal pode causar elevações do ácido úrico, podendo evoluir até mesmo para uma insuficiência renal.
Ao afetar o sistema nervoso, o chumbo causa irritabilidade, cefaléia (dor de cabeça), tremor muscular, alucinações, perda da memória e capacidade de concentração, podendo evoluir para delírios, convulsões, paralisias e coma.
Já no sistema gastrointestinal, os sintomas podem ser: cólicas abdominais, anorexia, náusea, vômito, constipação e diarreia.
Além disso, o metal pode causar impotência sexual, diminuição no número dos espermatozoides, perda auditiva, gosto metálico na boca, palpitações, vertigens e alucinações.
‘Em mulheres, o chumbo pode causar anormalidades menstruais, abortos e partos prematuros, além de atravessar a barreira placentária e estar presente no leite materno, com potencial para causar danos irreversíveis ao feto e ao recém-nascido’, finalizou o médico.
Entenda a polêmica
A ‘febre’ dos copos da marca Stanley, famosos por manter a temperatura da bebida estável por horas, parece não passar. Dessa vez, no entanto, a fama não é boa: vários internautas têm questionado sobre a presença de chumbo, um metal pesado extremamente tóxico, nos copos.
A alta nos questionamentos sobre a presença do metal nos itens se deu por vídeos no TikTok, onde internautas pegavam kits de testagem de presença do metal, que acabavam testando positivo. Os vídeos foram publicados em 2023, mas voltaram a viralizar em 2024.
Em nota, a Stanley admitiu que há a presença de chumbo no copo, mas na substância que ajuda a vedar o copo e garantir o isolamento térmico. No entanto, a empresa afirmou que a área onde o metal está presente é ‘inacessível aos consumidores’. ‘Na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo’, dizia a nota.
A marca afirmou, ainda, que os produtor atendem todas as exigências regulatórias dos Estados Unidos e da Europa, incluindo a ‘Prop65’, a ‘Lei de Água Potável Segura e Repressão a Tóxicos’, promulgada em 1986, na Califórnia. Essa lei exige que o estado mantenha e atualize uma lista de produtos químicos tóxicos. A empresa garante que todos os itens são testados por meio de laboratórios terceirizados credenciados pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.