Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Eleições nos EUA: Trump supera 50% dos votos em Iowa e vence primeira prévia do partido

Primeiro evento do calendário do sistema eleitoral dos EUA, apontou o ex-presidente americano com 50% dos votos, contra 21% de DeSantis e 19% de Nikki Hale

Donald Trump

Donald Trump

Divulgação/Casa Branca

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu com 99% dos votos apurados, as primeiras prévias para a disputa pela Casa Branca, no estado de Iowa, conhecida como ‘caucus’, na noite dessa segunda-feira (15).

Iowa tem grande peso na campanha, pois se Trump não conseguisse a vitória que esperava, sua imagem de favorito incontestável poderia ser prejudicada pelo resto da corrida. Trump garantiu mais de 50% dos votos (20 delegados), contra 21% do governador da Flórida, Ron DeSantis (8 delegados), e 19% da ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley (7 delegados). Já em terceiro lugar, aparece o empresário Vivek Ramaswamy, com 7% dos votos (3 delegados).

A primeira prévia do partido Democrata, do qual o atual presidente dos EUA, Joe Biden, faz parte, será no dia 23 de janeiro em New Hampshire.

Às 19h00 locais (22h00 de Brasília), os eleitores começaram a se reunir em escolas, bibliotecas e quartéis de bombeiros deste estado do centro-oeste para os famosos “caucus” ou assembleias eleitorais.

Pela primeira vez desde sua fracassada tentativa de se reeleger em 2020, Trump - processado em quatro ações penais, que vão da apropriação de documentos secretos até a tentativa de anular sua derrota eleitoral de 2020 - enfrentou o veredicto dos eleitores.

O ex-presidente (2017-2021) tem uma ampla vantagem nas pesquisas de quase 50% das intenções de voto sobre seus principais adversários do partido. Isso o torno o favorito para disputar a presidência dos EUA contra o presidente democrata, Joe Biden, em novembro.

“Acredito que vamos ter uma grande noite”, disse Trump em um vídeo publicado nas redes sociais.

*Matéria com informações de AFP*

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia da Itatiaia. Comunicativa e ligada as redes sociais, entretenimento e cidades.
Leia mais