Volkswagen confirma primeiro híbrido nacional para 2026

Modelo, ainda mantido em segredo, será produzido em São Bernardo do Campo-SP

Primeiro híbrido nacional da Volkswagen será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo-SP

Além de confirmar o lançamento do novo Tiguan para 2026, a Volkswagen intensificou a sua estratégia de eletrificação no Brasil. Em encontro com a imprensa, realizado na noite da última quarta-feira (10), o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, anunciou que o primeiro carro híbrido produzido pela marca no país será fabricado em São Bernardo do Campo-SP. O executivo, no entanto, não revelou qual será o modelo escolhido para inaugurar essa nova fase.

O futuro híbrido nacional da Volkswagen será construído a partir da plataforma MQB 37, desenvolvida especificamente para veículos com esse tipo de motorização. O conjunto motriz deverá seguir a tendência adotada pela Volkswagen em outros mercados, combinando um motor da família TSI — de 1,4 ou o novo 1,5 litro — a um sistema elétrico de 48 volts, caracterizando um híbrido leve (MHEV). A solução permite ganhos de eficiência e redução no consumo sem exigir baterias de grande capacidade e sistemas mais complexos.

Fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo

A estratégia da fabricante vai de encontro ao Projeto Saga, que vem realizando testes de modelos híbridos no Brasil.

Possobom ainda reforçou o plano revelado em novembro: a partir de 2026, todos os lançamentos da Volkswagen no Brasil terão ao menos uma versão eletrificada. A estratégia inclui democratizar o acesso à tecnologia híbrida, alcançando inclusive modelos de entrada. Segundo o executivo, um dos pilares da nova fase da empresa é justamente “tornar a eletrificação mais acessível”.

A definição de qual será o primeiro híbrido produzido em São Bernardo do Campo segue em sigilo. Atualmente, a fábrica do ABC paulista é responsável pela produção dos modelos Polo, Nivus, Saveiro e Virtus. Entre eles, o Nivus surge como o principal candidato, considerando seu posicionamento e relevância na linha nacional. Ainda assim, a possibilidade de um modelo totalmente novo não está descartada — cenário que, segundo fontes da indústria, não seria surpreendente.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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