O futuro híbrido nacional da Volkswagen será construído a partir da plataforma MQB 37, desenvolvida especificamente para veículos com esse tipo de motorização. O conjunto motriz deverá seguir a tendência adotada pela Volkswagen em outros mercados, combinando um motor da família TSI — de 1,4 ou o novo 1,5 litro — a um sistema elétrico de 48 volts, caracterizando um híbrido leve (MHEV). A solução permite ganhos de eficiência e redução no consumo sem exigir baterias de grande capacidade e sistemas mais complexos.
Fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo
A estratégia da fabricante vai de encontro ao
Possobom ainda reforçou o plano revelado em novembro:
A definição de qual será o primeiro híbrido produzido em São Bernardo do Campo segue em sigilo. Atualmente, a fábrica do ABC paulista é responsável pela produção dos modelos Polo, Nivus, Saveiro e Virtus. Entre eles, o Nivus surge como o principal candidato, considerando seu posicionamento e relevância na linha nacional. Ainda assim, a possibilidade de um modelo totalmente novo não está descartada — cenário que, segundo fontes da indústria, não seria surpreendente.