Fábrica de motores da Toyota destruída por tempestade será reaberta apenas em 2028

Reconstrução da unidade de Porto Feliz, no interior paulista, será finalizada no fim de 2027

Unidade de Porto Feliz (SP) foi a primeira a produzir motores da Toyota na América Latina

Após a destruição de sua fábrica de motores em Porto Feliz, no interior de São Paulo, atingida por uma tempestade em setembro de 2025, a Toyota adotou uma solução provisória para manter os seus planos de produção no Brasil. A fabricante japonesa passou a produzir os motores flex destinados ao novo SUV compacto Yaris Cross em um galpão alugado no mesmo município.

A fábrica original, responsável também pela produção dos motores flex dos modelos Corolla e Corolla Cross, voltará a operar plenamente somente em 2028, disse o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, durante entrevista ao site AutoIndústria. Enquanto isso, a Toyota transferiu máquinas e equipamentos para o espaço alugado, identificado internamente como DRV Galpão, onde montou uma estrutura temporária para viabilizar a produção local dos propulsores flex.

“Foi um espaço construído para ser alugado e acertamos a locação logo após o vendaval. Já transferimos para lá todas as nossas máquinas e conseguimos montar uma estrutura para produzir os motores até que a fábrica de Porto Feliz seja reconstruída, o que só deve ocorrer no final de 2027”, explicou o executivo.

De acordo com a empresa, a medida foi essencial para evitar atrasos no cronograma do Yaris Cross e garantir o fornecimento de motores adaptados às condições do mercado brasileiro, onde a tecnologia flex é predominante. Maggio, afirmou que a rápida adaptação foi necessária para reduzir os impactos causados pela interrupção da fábrica original.

Além da produção provisória em Porto Feliz, parte do maquinário foi enviado ao Japão para garantir o fornecimento temporário de motores, enquanto os modelos Corolla e Corolla Cross, passaram a utilizar propulsores importados até a normalização da produção nacional.

Toyota voltou a fabricar os modelos Corolla e Corolla Cross no interior de São Paulo após paralisação de 42 dias

A expectativa da Toyota é produzir cerca de 52 mil unidades do Yaris Cross ao longo de 2026. Desse total, aproximadamente 30 mil veículos deverão receber motores flex fabricados no galpão alugado, enquanto o restante contará com motores a gasolina importados de outras unidades do grupo.

A fábrica de Porto Feliz será reconstruída com uma estrutura mais automatizada e enxuta. Dos 800 funcionários, parte foi realocada na unidade de Sorocaba, também no interior paulista, parte no Galpão DRV e outros ainda estão em lay-off (os contratos de trabalhos estão temporariamente suspensos).

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...