Há 68 anos, a primeira Kombi brasileira saia da linha de produção na Fábrica da Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo. O modelo, conhecido por muitos como “Velha Senhora” - ou até mesmo “Pão de Forma”, foi primeiro modelo da VW produzido no Brasil e seguiu sendo fabricada até 2013, depois até da Alemanha.
Aberta antes mesmo da inauguração da planta em 1959, a linha da Kombi nasceu com 50% dos componentes nacionais. Em apenas quatro anos, a montagem passou a receber 95% dos componentes nacionais.
A Kombi teve diversas versões especiais, a transição dos motores refrigerados a ar para os motores 1.4 à água, até o fim da produção com a Kombi Last Edition, lançada em 2013 e limitada a 1.200 unidades - uma ação polêmica, já que a VW havia prometido 600 unidades e resolveu dobrar a produção, desagradando os primeiros compradores.
Kombi Last Edition número 0056 de 1.200 unidades produzidas
Aqui no Brasil, além da Kombi ter sido o primeiro automóvel montado na fábrica da Volkswagen – a primeira fábrica da montadora fora da Alemanha -, foi por aqui que ela teve sua vida mais longa em produção. Na Alemanha, a Kombi foi produzida de 1950 até 1979, completando 29 anos. No México, o penúltimo país a manter a fabricação do modelo, seguiu até 1995.
Em São Bernardo do Campo, de 1957 até 2013 a Kombi foi entregue de forma ininterrupta, totalizando 56 anos de produção. O modelo só saiu de linha, pois, desde 2014, todos os carros produzidos no Brasil passaram a ter como equipamentos obrigatórios os freios ABS e o airbag duplo. A instalação destes equipamentos em um projeto tão antigo quanto a Kombi foi inviável financeiramente e tecnicamente.
As três unidades que marcam o fim da fabricação da Kombi estão na Garagem VW, uma espécie de museu que a montadora mantém em São Bernardo do Campo: Kombi Last Edition número 0056 de 1200, com meros 67 km no odômetro, e as últimas Kombi Standard e Furgão produzidas no mundo, ambas na cor branca e com apenas 55 e 43 km rodados, respectivamente.
Última Kombi Standard produzida no Brasil está preservada na fábrica da VW em São Bernardo (SP)
Mais 2 curiosidades sobre a Kombi
- A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940. O modelo foi baseado no conjunto mecânico do Fusca e lançado na Alemanha, em 1950.
- O nome Kombi é uma abreviação para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que em português seria algo como “veículo multiuso”. Na Alemanha ela era chamada de T1 e, naquele mercado, ela evoluiu e foi até a geração T6. No Brasil, foram apenas a T1 e a T2.