Segundo o regulamento do Latin NCAP, ao menos 50% das unidades comercializadas em cada país devem contar com sistemas essenciais de assistência à condução para que o modelo possa pontuar integralmente na categoria. Como em algumas regiões o Yaris Cross não oferece de série itens como frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, o SUV teve nota de apenas 58% em assistência à segurança. No Brasil, porém, todos esses recursos são padrão em todas as versões.
Por isso, o resultado do Latin NCAP reflete o conjunto de versões disponíveis em toda a América Latina e não exatamente o pacote vendido ao consumidor brasileiro. Um exemplo claro dessa discrepância ocorreu em agosto de 2025, quando o Yaris Cross foi avaliado pelo ASEAN NCAP — órgão que considera a configuração vendida no Sudeste Asiático — e recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas.
Desempenho nos testes
No resultado consolidado do Latin NCAP, o Yaris Cross marcou:
- 77% em proteção para adultos
- 69% em proteção infantil
- 56% em proteção de pedestres
- 58% em assistência à segurança
No impacto frontal, o relatório destacou “boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e passageiro”. A proteção à região do peito do motorista foi classificada como marginal, enquanto a do passageiro foi considerada adequada. A estrutura foi avaliada como estável e capaz de suportar maiores cargas.
Nos testes de impacto lateral, cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção. Já no impacto contra poste, o tórax apresentou proteção marginal, e o abdômen recebeu avaliação adequada. Cabeça e pélvis mantiveram nota boa.
A menor pontuação veio da proteção aos pedestres. Embora boa parte das áreas de impacto da cabeça tenha registrado classificação adequada, o desempenho do para-brisa e das colunas A foi considerado marginal, fraco e ruim — o que comprometeu o índice final.
Equipamentos no Brasil
No mercado brasileiro, o Yaris Cross foi lançado oficialmente em novembro e é oferecido em quatro versões, com opções de motorização a combustão e híbrida flex plena (HEV). Os preços de pré-venda variam de R$ 161.390 a R$ 189.990, com entregas previstas para fevereiro de 2026.
As versões de entrada usam um motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros e injeção direta, com até 122 cv e 15,4 kgfm de torque no etanol, sempre associado a um câmbio automático CVT que simula sete marchas. Já as variantes híbridas combinam o mesmo motor 1.5 a um propulsor elétrico, rendendo 111 cv combinados e utilizando transmissão transeixo, semelhante à dos Corolla e Corolla Cross híbridos. A bateria é de íon-lítio de 177 Volts.
Todas as configurações vendidas no país saem de fábrica com: seis airbags; faróis e lanternas full LED; câmera de ré; sensores traseiros; frenagem autônoma de emergência; controle de cruzeiro adaptativo; assistente e alerta de permanência em faixa.
As versões superiores acrescentam alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro; sensores dianteiros e câmera 360°.