Nova sócia da CAOA, Changan atinge a marca de 30 milhões de veículos produzidos

Empresa tem meta de vender globalmente 5 milhões de carros por ano

Changan Avatr 12

A Changan Automobile, uma das principais fabricantes automotivas da China, entrou para a história ao se tornar a primeira montadora independente do país a produzir 30 milhões de veículos desde o início de suas operações, em 1983. O marco foi alcançado na última terça-feira, 9 de dezembro de 2025, marcando o crescimento acelerado da empresa nos últimos anos.

O ritmo de crescimento da Changan se acelerou significativamente nos últimos anos. Enquanto a produção dos primeiros 20 milhões de veículos levou décadas para ser atingida, os últimos 10 milhões foram fabricados em apenas quatro anos, reflexo direto da expansão da marca na China e no exterior.

Atualmente, a operação da Changan é dividida em cinco sub-marcas — Avatr, Nevo, Deepal, Changan e Kaicheng — que cobrem desde veículos elétricos premium até modelos de carga e comerciais leves. O fortalecimento do portfólio acompanha um momento de reestruturação interna: em julho de 2025, a empresa passou a integrar oficialmente o grupo de estatais administradas diretamente pelo governo central chinês, ao lado de gigantes como FAW e Dongfeng.

Durante a cerimônia de celebração do marco, o presidente da Changan, Zhu Huarong, reafirmou as metas ambiciosas da fabricante para os próximos anos. Até 2030, a empresa pretende produzir e vender 5 milhões de veículos por ano, sendo mais de 60% deles modelos elétricos e híbridos construídos sobre a sua plataforma inteligente “Tianshu” — e mais de 30% destinados à exportação.

Os números recentes reforçam o avanço acelerado da marca. Em novembro de 2025, a Changan registrou 283 mil unidades vendidas, das quais 125 mil eram eletrificados, um crescimento de 23% na comparação anual. As exportações também avançaram, com 55 mil veículos enviados ao exterior, alta de 47% em relação a 2024.

Apesar do recorde entre fabricantes independentes, outras montadoras chinesas — especialmente joint ventures como SAIC-GM-Wuling e FAW-Volkswagen — já haviam ultrapassado a marca de 30 milhões de unidades produzidas, consolidando o peso da indústria automotiva chinesa no cenário global.

Parceria com a CAOA no Brasil

O feito acontece em um momento de forte expansão internacional da marca — e, particularmente, de sua entrada estratégica no Brasil por meio de uma parceria com o grupo brasileiro CAOA. A aliança, oficializada durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2025, em novembro, marcou o lançamento da operação CAOA Changan, que vai além da importação de modelos, abrangendo cooperação em pesquisa, desenvolvimento e futura produção nacional.

O acordo prevê o lançamento de veículos globais adaptados ao mercado brasileiro, além da fabricação nacional de SUVs na fábrica da CAOA em Anápolis-GO a partir de 2026. A unidade está sendo ampliada para atingir a capacidade de até 160 mil veículos por ano, com a previsão de fabricar três SUVs da Changan no país, fortalecendo a atuação industrial da nova joint venture.

Para a CAOA, a parceria reforça sua longa tradição no mercado brasileiro, associando sua experiência em produção e distribuição à tecnologia avançada da Changan, que se destaca por investimentos em veículos de nova energia, eletrificação e sistemas inteligentes de condução.

O planejamento da CAOA Changan inclui não apenas modelos convencionais e híbridos, mas também veículos elétricos premium, como os da linha Avatr, que combinam alto desempenho, conectividade e soluções modernas de mobilidade.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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