A produção de veículos no Brasil atingiu 2,459 milhões de unidades entre janeiro e novembro, volume 4% superior ao registrado no mesmo período de 2024. Apesar do avanço, o setor já admite que não alcançará a meta projetada no início do ano, de 2,749 milhões de unidades produzidas em 2025.
A sinalização de que o objetivo não seria cumprido ganhou força na última segunda-feira (8), quando a Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no país, anunciou oficialmente que o volume final ficará abaixo do esperado. A associação já havia demonstrado pessimismo no relatório de novembro, citando a forte queda nas vendas de caminhões e o número reduzido de dias úteis de operação no fim do ano.
Em novembro, as fábricas produziram 219 mil veículos, queda de 11% em relação a outubro, refletindo o ritmo mais lento no último trimestre. O mês também contou com quatro dias úteis a menos, o que reduziu a capacidade produtiva em cerca de 40 mil unidades. Em relação ao mesmo mês de 2024, a redução foi de 8%.
Outro fator decisivo para o recuo foi a diminuição das exportações para a Argentina, principal destino dos veículos brasileiros. Com isso, a “pá de cal” sobre a meta de 2,7 milhões de unidades foi colocada, como destacou o presidente da Anfavea, Igor Calvet. Segundo o executivo, a produção total de 2025 ainda superará a do ano passado, mas ficará distante do crescimento inicialmente previsto, de 7,8%.
Produção por segmento
No acumulado até novembro, a produção de veículos leves chegou a 2,3 milhões de unidades, avanço de 5% sobre o desempenho de 2024. Já o segmento de caminhões manteve tendência negativa, com retração de 9% e 118 mil unidades fabricadas no período. Em direção oposta, a produção de chassis de ônibus registrou alta de 5,5%, somando 27,4 mil unidades no ano.