Ford e Renault se unem para fazer sucessor elétrico do Fiesta a partir de 2028

Parceria entre as fabricantes prevê a produção de carros elétricos urbanos e pode incluir modelos comerciais

A Ford firmou uma parceria inédita com a Renault para desenvolver dois novos carros elétricos destinados ao mercado europeu. O acordo prevê que ambos os modelos utilizem a plataforma Ampr, a mesma utilizada pelos novos Renault 4 e Renault 5, marcando uma mudança estratégica importante para a montadora estadunidense em sua tentativa de recuperar espaço na Europa.

Um desses veículos será o sucessor espiritual do Ford Fiesta, cuja produção foi encerrada na Europa em 2023 após quase 50 anos de história. O novo compacto elétrico está previsto para estrear em 2028 e será fabricado pela Renault na unidade ElectriCity, em Douai, na França, onde atualmente é produzido o Renault 5. O segundo modelo deve ser um crossover compacto elétrico, possivelmente inspirado no Renault 4, assumindo no futuro o papel hoje ocupado pelo Ford Puma Gen-E.

Renault 5 E-Tech servirá de base ao futuro compacto elétrico da Ford na Europa

Apesar do uso de uma base compartilhada, a Ford afirma que os veículos terão design próprio, interiores exclusivos e acerto de direção característico da linha Ford - itens considerados essenciais para manter a identidade dos futuros compactos – e não versões rebatizadas dos modelos franceses.

As projeções preliminares indicam que os novos elétricos devem oferecer opções de aproximadamente 121 cv e variantes mais potentes chegando perto dos 215 cv, além de baterias de 40 kWh ou 52 kWh de capacidade.

A parceria surge em um momento crítico para a Ford na Europa, onde a marca viu a sua participação de mercado cair após o fim de modelos populares, como Fiesta e Focus, e diante do desempenho aquém do esperado de seus SUVs e crossovers elétricos atuais. Ao apostar em elétricos compactos mais acessíveis — em uma faixa de preço próxima dos 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil em conversão direta), estimados para o Renault 5 —, a montadora espera retomar competitividade.

O acordo também abre possibilidade para colaboração em veículos comerciais leves, segmento estratégico para ambas as fabricantes na região.

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Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

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