A Ford firmou uma parceria inédita com a Renault para desenvolver dois novos carros elétricos destinados ao mercado europeu. O acordo prevê que ambos os modelos utilizem a plataforma Ampr, a mesma utilizada pelos novos Renault 4 e Renault 5, marcando uma mudança estratégica importante para a montadora estadunidense em sua tentativa de recuperar espaço na Europa.
Um desses veículos será o sucessor espiritual do Ford Fiesta, cuja produção foi encerrada na Europa em 2023 após quase 50 anos de história. O novo compacto elétrico está previsto para estrear em 2028 e será fabricado pela Renault na unidade ElectriCity, em Douai, na França, onde atualmente é produzido o Renault 5. O segundo modelo deve ser um crossover compacto elétrico, possivelmente inspirado no Renault 4, assumindo no futuro o papel hoje ocupado pelo Ford Puma Gen-E.
Renault 5 E-Tech servirá de base ao futuro compacto elétrico da Ford na Europa
Apesar do uso de uma base compartilhada, a Ford afirma que os veículos terão design próprio, interiores exclusivos e acerto de direção característico da linha Ford - itens considerados essenciais para manter a identidade dos futuros compactos – e não versões rebatizadas dos modelos franceses.
As projeções preliminares indicam que os novos elétricos devem oferecer opções de aproximadamente 121 cv e variantes mais potentes chegando perto dos 215 cv, além de baterias de 40 kWh ou 52 kWh de capacidade.
A parceria surge em um momento crítico para a Ford na Europa, onde a marca viu a sua participação de mercado cair após o fim de modelos populares, como Fiesta e Focus, e diante do desempenho aquém do esperado de seus SUVs e crossovers elétricos atuais. Ao apostar em elétricos compactos mais acessíveis — em uma faixa de preço próxima dos 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil em conversão direta), estimados para o Renault 5 —, a montadora espera retomar competitividade.
O acordo também abre possibilidade para colaboração em veículos comerciais leves, segmento estratégico para ambas as fabricantes na região.