O Citroën C3 acaba de alcançar a marca de 100 mil unidades produzidas no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real-RJ. Lançado no país em 2003, o modelo se consolidou ao longo de mais de duas décadas como um compacto reconhecido pelo espaço interno generoso para um compacto e bom nível de equipamentos, principalmente nas duas primeiras gerações.
Primeira geração do Citroën C3 foi lançada no Brasil em 2003
A história do C3 remonta ao conceito Lumière, revelado no Salão de Paris de 1998 e assinado pelo designer Donato Coco. A primeira geração chegou ao Brasil em maio de 2003 com linhas arredondadas e ampla área envidraçada, inaugurando a direção elétrica de assistência variável na marca. A segunda geração estreou em 2012, marcada pelo para-brisa que se estendia até o teto e acabamento mais caprichado.
Neste ano, a terceira geração, lançada no país em 2022, ganhou novidades com a chegada da linha 2026, que trouxe evoluções importantes para a gama — entre elas, a estreia da inédita versão XTR, que adiciona ao C3 uma proposta mais aventureira e robusta.
Segunda geração do Citroën C3, de 2012
A gama atual do Citroën C3 é composta por cinco versões: Live, Live Pack, Feel, YOU! e XTR. A nova XTR se posiciona como topo de linha entre os modelos com motor Firefly 1.0 aspirado e câmbio manual, ampliando a versatilidade com pneus ATR de uso misto, rodas de 15 polegadas e acabamento exclusivo. O interior recebeu bancos renovados, apoio de braço para o motorista e cabine escurecida. Na conectividade, a central Citroën Connect Touchscreen de 10,25”, a maior do segmento, foi atualizada com moldura ultrafina em preto brilhante e mantém espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A partir da versão Feel, os comandos dos vidros elétricos passam a ficar na porta do motorista, reforçando ergonomia.
Segundo Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën na América do Sul, o C3 segue desempenhando papel essencial na estratégia da marca no país. “O Citroën C3 contribuiu significativamente para a relevância da Citroën no Brasil e estabeleceu uma nova referência no segmento de compactos na época. Até hoje, o modelo tem papel fundamental em nossa gama, pois atrai novos clientes que buscam um hatch com vantagens de SUV, como seu amplo espaço interno”, afirma.
“Atingir 100 mil unidades reafirma a força industrial do Polo de Porto Real. Esse marco fortalece nosso papel estratégico na transformação industrial da Stellantis e impulsiona a economia da região, gerando inovação, empregos e desenvolvimento para toda a cadeia automotiva fluminense”, destaca Sérgio Marques, gerente do Polo Automotivo de Porto Real.