‘Presente de Natal antecipado’, diz Cecafé após Trump suspender tarifas sobre produto brasileiro

Presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Marcos Matos, comemorou o decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos nesta quinta-feira (20)

O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, classificou como um “presente de Natal antecipado” a suspensão do tarifaço de 40% aplicado pelos Estados Unidos (EUA) sobre o café brasileiro. Nesta quinta-feira (20), o presidente Donald Trump assinou um decreto que encerra a cobrança sobre alguns produtos do Brasil.

Segundo Matos, o setor enfrenta agora o desafio de reconquistar espaços perdidos no mercado americano. “Agora é correr para reconquistar espaços nos blends e reduzir os impactos econômicos”, afirmou Matos durante o desembarque em São Paulo, após participar da COP 30 em Belém.

Os produtores brasileiros exportam cerca de US$ 2,5 bilhões em café para os Estados Unidos, conforme levantamento do Cecafé. Segundo o presidente do órgão, a participação do Brasil no mercado dos EUA estava sendo ocupada por outros fornecedores, como Colômbia, Vietnã e diversos países africanos. Desde agosto, as vendas brasileiras para os Estados Unidos caíram 50%.

“Com o passar do tempo, corríamos o risco de um impacto irreversível”, disse o executivo. O problema, segundo ele, era que os compradores americanos usaram seus estoques até o limite e, sem a perspectiva de voltar a adquirir café brasileiro em igualdade de condições, já negociavam contratos de longo prazo com outros países. “Ainda temos tempo para evitar que isso ocorra. O que precisávamos era de condições justas”, acrescentou Matos.

O diretor do Cecafé também elogiou a condução das negociações pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e destacou a importância da Associação Nacional do Café (National Coffee Association - NCA), que alertou o governo de Donald Trump sobre o impacto da tarifa de 40% nos preços internos do café nos Estados Unidos.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...