Ouvindo...

Novas tecnologias são apresentadas aos piscicultores do Norte de Minas

Emater-MG promoveu as novidades em seminário no município de Bocaiúva

Seminário em Bocaiúva reuniu cerca de 500 participantes

A cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas, recebeu o I Seminário Atividade na Piscicultura, nesta quinta (28), no Centro Cultural Henfil. Promovido pela Emater-MG em parceria com a prefeitura municipal de Bocaiúva e a Associação de Piscicultores do Portal Nortedevido, o evento pretendeu qualificar os produtores com palestras técnicas e gratuitas.

Segundo o extensionista de Bocaiúva, Elias Dias Júnior, “A Associação de Piscicultores do Portal Norte está construindo um frigorífico para absorver a produção local. Então despertou um grande interesse dos produtores por mais conhecimento e daí surgiu a iniciativa do seminário”.

O evento reuniu cerca de 500 participantes de vários municípios: Bocaiúva, Olhos D´Água, Francisco Dumont, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Montes Claros, Claro das Poções, Buritizeiro e Pirapora. “A região é uma grande produtora de tilápia, tambaqui e pintado e esse é um mercado em expansão”, explicou Eli. O aumento da demanda e o interesse dos produtores pela piscicultura foram o incentivo para a promoção do Seminário.

Leia também

Novas técnicas e mercado

A primeira palestra do dia foi sobre o mercado de aquicultura. No período da manhã, acontecem ainda as palestras: Manejo produtivo da piscicultura em tanque escavado, Qualidade da água para aquicultura e Novas perspectivas para Piscicultura na CCPR.

A programação prosseguiu, na parte da tarde, com as palestras: Programa Minas Aquícola, Produção sustentável de peixe com bioflocos e Habilitação de Unidades de Beneficiamento de pescados e sua importância. Ao final do seminário foi apresentado um case de sucesso de piscicultura na região de Buritizeiro, seguido de uma rodada de perguntas.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.