Uma grande operação interestadual, chamada de “Filling the Gap” (Ronda Agro CXI), mirou uma organização criminosa que atuava no desvio de medicamentos veterinários à base de
A organização utilizava médicos veterinários cadastrados e estabelecimentos registrados no Mapa para desviar os produtos. A cetamina é um anestésico injetável de uso exclusivo veterinário, classificado como substância de controle especial.
Mandados cumpridos e grande apreensão
A operação resultou no cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão nos estados do Paraná e São Paulo. Também foram realizadas fiscalizações em estabelecimentos agropecuários e veterinários localizados em diversas cidades, incluindo:
- São José do Rio Preto/SP
- Indaiatuba/SP
- Campinas/SP
- Estiva Gerbi/SP
- Belo Horizonte/MG
- Várzea Grande/MT
- Macaé/RJ
No total, as autoridades apreenderam:
- Mais de 2.199 frascos de cetamina (anestésico veterinário).
- Outros 2.640 produtos de uso controlado.
O desvio da cetamina tinha como objetivo a revenda como droga de abuso em festas, onde seu valor de mercado ilegal pode atingir até quatro vezes o preço original, gerando lucro ilícito para os envolvidos. O prejuízo estimado aos infratores, com as apreensões, ultrapassa R$ 1.957.350,00.
Risco à saúde pública e sanções administrativas
Além das prisões e apreensões realizadas pelas Polícias Civis do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, o Mapa aplicou medidas administrativas. Todos os estabelecimentos envolvidos foram autuados, e alguns tiveram a comercialização de produtos veterinários sujeitos a controle especial suspensa.
O desvio da cetamina veterinária é considerado um grave risco à saúde pública. O consumo indevido, que tem crescido entre o público jovem em festas pode causar sérios danos, como danos ao sistema urinário, convulsões e até a morte.
A substância também é associada à facilitação de abusos sexuais, sendo conhecida como “droga para estupro”.
A aquisição e comercialização da cetamina devem seguir rigorosamente a Instrução Normativa SDA nº 35/2017, e o Mapa intensifica a fiscalização para evitar que produtos destinados à saúde animal sejam desviados para financiar atividades criminosas e colocar em risco a sociedade.