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Mais de 1,5 mil contêineres de café ‘encalhados’ causam prejuízo bilionário ao Brasil

Levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) apontou que a deficiência portuária impediu o embarque de 508.732 sacas

Em junho, a crise nos portos também impediu a exportação de 453 mil sacas de café

O Brasil perdeu R$ 1,084 bilhão em receita em julho deste ano devido à infraestrutura portuária deficiente, que impediu o embarque de 508.732 sacas de café. O levantamento, feito pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), aponta que o volume de 1.542 contêineres ficou parado, resultando em um prejuízo bilionário para as transações comerciais do país.

Em junho, a crise nos portos também impediu a exportação de 453 mil sacas de café e causou prejuízo de R$ 3 milhões.

“Esse não ingresso de receitas com a exportação de café gera elevados prejuízos aos exportadores e representa o menor repasse das transações comerciais aos produtores brasileiros, uma vez que somos o país que mais transfere o preço FOB (valor da mercadoria sem frete) dos embarques aos cafeicultores, a uma média que supera 90% nos últimos anos”, destacou o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.

Segundo ele, não é “saudável” ao comércio exterior brasileiro acumular prejuízos logísticos devido à infraestrutura defasada do país, a qual vem causando constantes atrasos e alterações de escalas dos navios e, somente em julho, gerou um prejuízo de R$ 4,140 milhões aos exportadores de café com a adição de custos extras com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates.

“Iniciamos esse levantamento em junho de 2024 e, desde então, as empresas associadas ao Cecafé acumulam um prejuízo de R$ 83,061 milhões com esses gastos elevados e imprevistos, decorrentes dos atrasos e alteração de escalas dos navios, por falta de infraestrutura portuária adequada nos principais portos de escoamento do café no Brasil”, disse.

O diretor técnico do Cecafé alerta que o cenário de atrasos e alterações nas escalas de navios, “que gera prejuízos milionários ao setor e impede a entrada de bilhões em receita no Brasil”, tende a piorar neste segundo semestre de 2025.

Investimento em infraestrutura portuária

O diretor técnico do Cecafé revela que a entidade se reuniu, no mês passado, com o gerente do Observatório do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Bruno Pinheiro, para discutir uma proposta de aprimoramento dos indicadores logísticos e a criação de índices para monitorar os entraves nas exportações de café. Para tanto, o Conselho vem contando com constante apoio da associação Logística Brasil, na construção de uma pauta focada em logística, em Brasília (DF), além de também vir atuando em parceria com outras entidades do agronegócio.

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O Cecafé também apoia o portal Porto Livre Brasil, pelo Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CE Brasil), um reconhecido voltado a pesquisa e estudos em setores econômicos. Segundo o Conselho, a plataforma busca aprofundar e qualificar a discussão a respeito de políticas públicas ao setor, com foco no leilão do novo terminal de contêineres no Porto de Santos (SP), o Tecon Santos 10.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde