Ouvindo...

Governo de Minas anuncia concursos para 360 vagas em empresas do agro

Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) terão novos certames em 2026

Somente a Epamig terá 257 vagas abertas

O governo de Minas Gerais anunciou que vai abrir dois concursos públicos para mais de 360 vagas nas empresas de assistência ao agronegócio, nesta terça-feira (13). O Executivo vai repor os quadros na Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG).

Somente na Epamig são oferecidas 257 vagas, distribuídas para cargos de níveis médio e superior. Segundo o governo, o objetivo do certame é “fortalecer os quadros técnicos e administrativos da empresa”.

No caso da Emater, são 105 vagas previstas para os níveis médio e superior, com atuação em diversas regiões do estado. Os cargos previstos são de Analista de Sistemas, Assessor Jurídico, Assistente Administrativo, Assistente Técnico, Auditor, Extensionista Agropecuário, Extensionista de Bem-Estar Social e Relações Públicas.

Em breve, as duas empresas divulgarão os editais com todas as informações sobre inscrições, datas das provas, remuneração e descrição completa das vagas. O último concurso realizado pela Emater ocorreu em 2018, e no caso da Epamig há 20 anos não havia uma prova. A expectativa é que os certames sejam realizados em 2026.

Segundo a diretora-presidente da Epamig, Nilda Soares, o concurso vai atender diversas funções “fundamentais” para o fortalecimento da pesquisa, levando os resultados ao produtor rural. “Isso sempre foi um grande objetivo lutar pela renovação do quadro de profissionais”, disse.

Já para o presidente da Emater, Otávio Maia, o concurso faz parte de um processo contínuo de fortalecimento da empresa. “Este concurso é a continuidade do fortalecimento da Emater-MG nos últimos anos, com investimentos em nossos profissionais e na nossa estrutura”, afirmou.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.