Ouvindo...

Agricultores familiares de MT destinam 22 toneladas de alimentos ao CRAS

Produtos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e serão destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional

Alimentos são compostos principalmente por frutas, verduras e legumes

Agricultores familiares do Mato Grosso destinarão cerca de 22 toneladas de alimentos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de São José dos Quatro Marcos (MT). Os produtos são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela instituição.

As primeiras entregas dos produtores da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São João da Figueirinhas ao PAA começam nesta semana. Os alimentos, compostos principalmente por frutas, verduras e legumes, serão fornecidos por 22 agricultores. Para realizar a aquisição, a Conab destinará cerca de R$ 220 mil, recurso repassado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

“A aquisição dos produtos não só apoia o desenvolvimento rural sustentável como também melhora a oferta de alimentos nutritivos para as instituições beneficiadas, fortalecendo a rede de apoio à segurança alimentar e nutricional em diversas regiões do Brasil”, reforçou a superintendente da Conab em Mato Grosso, Francielle Guedes.

O projeto foi apresentado e aprovado neste ano, e a expectativa é que a execução ocorra pelos próximos nove meses. Os produtos doados irão auxiliar na alimentação de aproximadamente 2,4 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pelo CRAS de São José dos Quatro Marcos

Segurança alimentar

Criado há mais de 20 anos, o Programa de Aquisição de Alimentos une o incentivo à produção dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.

Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda aos produtores, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também, a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.