Ouvindo...

Fenagem discute sustentabilidade da pecuária e papel da carne na alimentação

Feira Nacional de Genética ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho em Pelotas, Rio Grande do Sul

2ª edição da Feira Nacional de Genética (Fenagen) ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho

A 2ª edição da Feira Nacional de Genética (Fenagen) ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho em Pelotas, Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (3), a Embrapa Pecuária Sul, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e o Minerva Foods promoveram o evento “Menos Mitos, Mais Ciência – O papel da carne na alimentação”, cujo objetivo era abordar a pecuária e o consumo de carne a partir de uma perspectiva científica.

O evento contou com as palestras “Menos mitos, mais ciência – a sustentabilidade da pecuária”, proferida pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, e “Menos mitos, mais ciência – o papel da carne na alimentação”, ministrada pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Elen Nalério.

No final das palestras, ocorreu uma atividade de análise sensorial de carnes, coordenada pela analista da Embrapa, Citieli Giongo, na qual os participantes puderam avaliar carnes oriundas de diferentes sistemas produtivos. O evento teve também uma degustação de carnes disponibilizadas pelo Minerva Foods.

Para o presidente da ANC, Joaquin Villegas, eventos como o realizado são fundamentais para levar informações com base científica para a sociedade, valorizando o trabalho do produtor rural. “Que este painel seja um espaço para esclarecer, aprender, valorizar quem faz a diferença todos os dias no campo”, afirmou. A fenagen buscou promover a imagem da carne e da pecuária a partir da ciência.

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.