Etanol mantém preços firmes em SP impulsionado pela baixa oferta e fim da safra

Chuvas em algumas regiões paulistas limitaram ainda mais a oferta e reforçaram a tendência de alta nos preços

Preços dos etanóis anidro e hidratado seguem em alta

Os preços dos etanóis anidro e hidratado seguem em alta e se mantêm firmes no estado de São Paulo há mais de um mês, com devido principalmente pela baixa oferta do produto e da proximidade do encerramento da safra 2025/26, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De 17 a 21 de novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ para o etanol hidratado em São Paulo registrou o valor de R$ 2,8554/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), uma alta de 1,13% em relação ao período anterior.

Para o etanol anidro, a elevação também foi notável. O Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 3,2434/litro (valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins), representando um aumento de 1,05% na mesma comparação semanal.

Fatores de sustentação

Pesquisadores do Cepea indicam que a sustentação dos preços deriva, sobretudo, da postura firme do vendedor em negociar. A principal causa do suporte é a baixa oferta do produto no mercado, que se agrava com a aproximação do fim da safra 2025/26.

Ainda que a semana passada tenha começado com menor movimento de negócios em São Paulo, as chuvas em algumas regiões paulistas limitaram ainda mais a oferta e reforçaram a tendência de alta nos preços.

Por outro lado, o ritmo de negociação foi mais intenso em Mato Grosso do Sul. Já no lado da demanda, os compradores demonstram menor interesse em fechar novos negócios, especialmente devido às maiores aquisições que foram fechadas em semanas anteriores.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...