Colheita da soja 2025/26 começa no país com expectativa de boa produtividade

Clima favorável sustenta otimismo, mas produtores retraídos pressionam preços no mercado interno

No acumulado de 2025, as exportações brasileiras somaram 108,18 milhões de toneladas

A colheita da soja da safra 2025/26 já iniciou no Norte de Mato Grosso e no Oeste do Paraná. A expectativa é de boa produtividade, impulsionada pelas condições climáticas predominantemente favoráveis nas principais regiões produtoras do Brasil, segundo avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Apesar do cenário positivo no campo, o mercado doméstico segue com baixa liquidez. Produtores permanecem retraídos nas negociações no mercado spot, movimento que tem pressionado as cotações da oleaginosa neste início de ano.

No comércio exterior, os embarques seguem firmes. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o Brasil exportou 3,38 milhões de toneladas de soja em dezembro de 2025, volume 59,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. O avanço é puxado, principalmente, pela demanda da China, que absorveu 2,6 milhões de toneladas no período, alta de 83,8% na comparação anual.

No acumulado de 2025, as exportações brasileiras somaram 108,18 milhões de toneladas, volume recorde que supera a estimativa de 106,97 milhões de toneladas divulgada pela Conab no relatório de dezembro.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...