Ouvindo...

Brasil retoma exportação de frango para a Malásia e abre 6 novos mercados

País do Sudeste Asiático tinha retirado o comércio em maio, após o primeiro e único caso de gripe aviária em granja comercial

Retomada do mercado foi oficializada em reunião na última sexta-feira (24)

O Brasil retomou a exportação de carne de frango para a Malásia. O país do Sudeste Asiático tinha retirado o comércio em maio, após o primeiro e único caso de gripe aviária em granja comercial.

A retomada foi oficializada em reunião na última sexta-feira (24), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Mohamad Sabu. Também foi anunciada a abertura de seis novos mercados para produtos nacionais.

A agenda de Fávaro integrou a missão oficial liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca intensificar as relações estratégicas do Brasil na região, com foco na Indonésia e Malásia.

Retomada acelerada do frango

O principal avanço do encontro foi a superação do impasse gerado pela suspensão das exportações de carne de frango, imposta pela Malásia devido a medidas sanitárias relacionadas à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

O ministro Fávaro destacou o esforço conjunto para acelerar a liberação: “A principal notícia é a retomada do comércio de frango brasileiro com a Malásia, um processo que poderia levar 12 meses, mas conseguimos antecipar para apenas três meses. O mercado voltou a ficar aberto”.

A negociação também focou na implementação do sistema de regionalização, que permite a continuidade das exportações em áreas não afetadas por eventuais surtos, garantindo a agilidade e segurança do fornecimento.

Novos mercados

Além do frango, a reunião resultou na conquista de seis novos acessos para o agronegócio brasileiro no mercado malaio. O governo da Malásia autorizou, a partir de agora, a importação de:

  • Pescados (extrativos e de cultivo)
  • Gergelim
  • Melão
  • Maçã
  • Ovos em pó

Outro ponto é a antecipação da missão de auditoria que avaliará a habilitação de 16 frigoríficos brasileiros de carne suína, indicando uma potencial expansão futura também neste segmento.

A Malásia ocupa a 23ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras. Em 2024, o agronegócio brasileiro exportou US$ 1,26 bilhão para o país, com destaque para açúcar de cana, milho e algodão. A retomada das vendas de frango e a abertura dos novos mercados prometem elevar significativamente o volume do comércio bilateral, que no ano passado totalizou US$ 487,2 milhões.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde