O Brasil retomou a exportação de
A retomada foi oficializada em reunião na última sexta-feira (24), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Mohamad Sabu. Também foi anunciada a abertura de seis novos mercados para produtos nacionais.
A agenda de Fávaro integrou a missão oficial liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca intensificar as relações estratégicas do Brasil na região, com foco na Indonésia e Malásia.
Retomada acelerada do frango
O principal avanço do encontro foi a superação do impasse gerado pela suspensão das exportações de carne de frango, imposta pela Malásia devido a medidas sanitárias relacionadas à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
O ministro Fávaro destacou o esforço conjunto para acelerar a liberação: “A principal notícia é a retomada do comércio de frango brasileiro com a Malásia, um processo que poderia levar 12 meses, mas conseguimos antecipar para apenas três meses. O mercado voltou a ficar aberto”.
A negociação também focou na implementação do sistema de regionalização, que permite a continuidade das exportações em áreas não afetadas por eventuais surtos, garantindo a agilidade e segurança do fornecimento.
Novos mercados
Além do frango, a reunião resultou na conquista de seis novos acessos para o agronegócio brasileiro no mercado malaio. O governo da Malásia autorizou, a partir de agora, a importação de:
- Pescados (extrativos e de cultivo)
- Gergelim
- Melão
- Maçã
- Ovos em pó
Outro ponto é a antecipação da missão de auditoria que avaliará a habilitação de 16 frigoríficos brasileiros de
A Malásia ocupa a 23ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras. Em 2024, o agronegócio brasileiro exportou US$ 1,26 bilhão para o país, com destaque para açúcar de cana, milho e algodão. A retomada das vendas de frango e a abertura dos novos mercados prometem elevar significativamente o volume do comércio bilateral, que no ano passado totalizou US$ 487,2 milhões.