Apesar do crescimento nas buscas online por produtos agrícolas, os marketplaces do agronegócio ainda exploram de forma limitada as oportunidades de negócio oferecidas pela
A pesquisa analisou o desempenho do setor em 2025 e indica uma falta de “maturidade” digital e a ausência de práticas no usuário, resultando em altas taxas de rejeição e um baixo investimento em publicidade.
Investimento em tráfego pago cai pelo 2º Ano
Segundo a Macfor, o investimento em pesquisa paga (tráfego pago) para a Black Friday no setor agro caiu em 2025, seguindo a tendência de queda observada em 2024.
Mesmo grandes players como a Orbia, que investiu em uma campanha forte na Black Friday, tiveram o investimento em pesquisa paga em queda desde 2023.
O baixo investimento, quase inexistente para o período, ressalta a falta de maturidade digital dos marketplaces.
No entanto, players menores como E-Agro e MF Rural começaram a investir em anúncios este ano em busca de ampliar seu público-alvo.
A ausência de um planejamento digital maduro, que incluiria campanhas segmentadas e maior investimento em tráfego pago, impede que o setor capitalize plenamente em momentos de destaque como a Black Friday
Produtos mais buscados online
As buscas por produtos e serviços do agronegócio cresceram significativamente da Black Friday de 2024 para 2025, apontou a Macfor.
As 10 palavras-chave com maior volume de busca no setor de marketplace agro incluem:
| Produto | Volume de Busca |
| Ureia | 74.000 |
| Trator | 60.500 |
| Glifosato | 18.100 |
| Enzimas | 18.100 |
| Sementes | 18.100 |
| Colheitadeira | 14.800 |
O produto que apresentou o maior crescimento de buscas no último ano foi Cocho para Gado (16,67%), seguido por Trator (12,50%).
Falhas na experiência do usuário geram alta rejeição
Segundo o estudo, ao contrário dos líderes do varejo digital, como Amazon e Mercado Livre, que exibem a vitrine de produtos na página inicial, muitos marketplaces do agro exibem banners e categorias antes de suas ofertas ou exigem login para que o usuário visualize preços e itens.
Essas práticas resultam em uma experiência pouco fluida, elevando as taxas de rejeição.
Em sites como o Grão Direto, a limitação de informações sem login leva à maior taxa de rejeição entre os analisados, superior a 90%.
No Agroline, onde a aba de produtos não está imediatamente visível, a taxa de rejeição estimada supera os 80%.
Em contraste, marketplaces que oferecem informações claras e visíveis sem exigir login, como o Agrosolo (taxa de rejeição de 24%) e o MFRural (taxa de rejeição de 42%), demonstram que a usabilidade é crítica para as conversões
Ações 2025
Apesar da baixa competitividade do setor na data, alguns marketplaces realizaram ações promocionais pontuais, como:
- Descontos de até 80%
- Frete grátis
- Descontos para pagamento por Pix e boleto
- Parcelamentos facilitados
As categorias mais exploradas nas promoções foram:
- Cuidado Pet
- Rações em geral
- Controle Biológico
- Veículos
- Maquinário pesado
- Fertilizantes
De acordo com o estudo, a Black Friday permanece uma oportunidade subaproveitada pelos marketplaces do agro. A adoção de estratégias digitais mais robustas e centradas na experiência do usuário poderia transformar a jornada de compra e aumentar a conversão no setor.